quarta-feira, 23 de março de 2011

ADPP e Vodacom firmam parceria de 3.6 milhões de meticais

Por Eduardo Quive



O montante, servirá para apoio à formação de 120 professores primários, na Escola de Professores do Futuro em Maputo, e também, para a reabilitação dos campos desportivos de futebol e voleibol da mesma instituição.

O evento de celebração desta parceria, que serviu igualmente para o lançamento da primeira pedra para a construção do referido campo, foi marcado ao mais alto nível pela presença do Presidente do Conselho de Administração da Vodacom Moçambique, Salimo Abdula e da directora da ADPP Moçambique, Birgit Holm.

Segundo o PCA da Vodacom, esta acção se enquadra no apoio ao desenvolvimento do país, que esta empresa tem vindo a prestar no âmbito da responsabilidade social, cuja aposta esta mais virada para o sector da educação, mais outras áreas prioritárias, como a saúde, cultura, desporto entre outras.

Salimo Abdula, considera que o apoio dado para aquela instituição de ensino, tem muito significado, principalmente porque trata-se de proporcionar condições para que se forme com qualidade aqueles que serão os formadores dos próximos “combatentes da pobreza no país”.

Por seu turno a directora da ADPP Moçambique, Birgit Holm deu maior destaque sobre a disponibilização dos três milhões e seiscentos mil meticais, no maior crescimento que proporcionará à instituição.

“Este acordo, significa que mais professores qualificados serão formados para irem às aldeias e vilas para utilizarem as suas forças e a sua formação, no intuito de ensinar as crianças”.

Com onze escolas espalhadas pelo território nacional, desde 1993 que a ADPP, recebe jovens professores e forma-os para se tornarem parte integrante e activa no desenvolvimento de Moçambique, sendo que até ao momento já foram formados mais de nove mil professores para o ensino primário e este ano estão em formação mil e oitocentos.

“Este apoio financeiro da Vodacom, contribui, não só para a formação dos 120 professores, mas também para a reabilitação dos campos desportivos, o que vai significar que os estudantes e toda a comunidade em redor da escola, podem ter melhores condições para desenvolver actividades desportivas. A comunidade à nossa volta, sempre tem utilizado estes campos, sendo uma grande actividade diária, com muitos grupos que aparecem para jogar neste centro.” Explicou a dirigente.

Por outro lado, Birgit Holm, explanou sobre o papel da ADPP em Moçambique, desde a sua implantação em 1993.

“Formamos os futuros professores, aplicando métodos modernos e cientificamente aprovados, segundo as últimas experiências realizadas nas áreas da pedagogia e filosofia, bem como nas áreas da literatura, arte e política usando hardware, através do computador e outros instrumentos digitais.”

“Esta formação de EPF, também tem como princípio, munir os professores de instrumentos, coragem e sabedoria para agir na sua comunidade e de forma comunitária, interpretando-se não como indivíduo único, mas como pessoa madura, com talento e instrução que em simbiose com a comunidade, enfrenta a vida em todas as suas formas e funções, estruturas e organizações, contribuindo para o progresso da humanidade e para ajudar o planeta, como um organismo vivo numa comunidade”. Disse Birgit.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO