segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tradição oral e educação plurilingue em Moçambique

Maputo foi palco, na semana passada, de um encontro internacional para discutir e trocar experiências sobre a multiculturidade e pluriliguismo, no ramo da Tradição oral e educação plurilingue baseados na África sub – sahariana.
Com efeito participaram neste encontro, para além de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-bissau, Guiné Equatorial e República Democrática do Congo.
O encontro que decorreu entre os dias 29 e 31 de Março, juntou especialistas entendidos em matérias de multiculturalidade e plurilinguismo, que tinham em agenda, a preservação do património cultural imaterial, e traçar linhas orientadoras visando a implementação de um projecto virado para a preservação do património.
Roberto Dove, director nacional de Acção Artístico-Cultural, disse que o projecto circunscreve-se na procura, compilação e exploração pedagógica de elementos orais do património cultural de vários países sub-saharianos, e vai concretizar-se na elaboração de um corpus de materiais didácticos  no quadro geral da educação para o desenvolvimento da cidadania e no respeito da diversidade cultural.
O director nacional de Acção Artístico-Cultural entende que se a criança partir de um texto produzido na sua língua materna para ir de imediato à língua de ensino, poderá resolver, ao mesmo tempo, questões ligadas a conflitos psico-linguísticos, daí vem a parceria com o Ministério da Educação Moçambicano, para a possível execução deste projecto.
Entretanto, Sinfrónia Macamo, do Ministério da Educação, classificou a iniciativa como um ponto de partida para a preservação do património nos países africanos, em particular Moçambique. “O nosso país está num processo da implementação de línguas tradicionais no sistema do ensino. Com este projecto, esperamos contar com mais um instrumento que, de certa forma, irá consolidar os feitos já alcançados até este momento”, disse Macamo.
Refira-se que a União Latina, também integra na parceria entre os Ministérios da Cultura e Educação de Moçambique, na implementação desta iniciativa que permitirá que o país trace directivas para a implementação do projecto nos próximos meses.

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