segunda-feira, 1 de novembro de 2010
PAPEL DOS MUSEUS NA EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA CIÊNCIA EM MOÇAMBIQUE
Este tema foi debatido na moderação do director do Museu Nacional da Geologia, Luís Costa Júnior, onde referiu que um museu faz parte das várias instituições que participam activamente, na divulgação e popularização da ciência no país, uma vez esta possuir materiais que exemplificam.
“os museus são dotados de conhecimentos, uma vez estes recolherem, coleccionarem, arquivarem e expõem o património cultural, que tenham um certo valor para a sociedade. É neste termo que o conhecimento é exposto e, a sociedade tem a oportunidade de obter esse conhecimento de uma maneira informal não como uma disciplina académica, isto é, a pessoa informa-se divertindo.”
“Deste modo a sociedade vai aprendendo a ciência, se é o museu da geologia, aprende as ciências geológicas, se é museu etnológico, vai aprender sobre hábitos e costumes de uma certa cultura.”
Luís Costa Júnior, disse ainda que pelo facto do museu ensinar a ciência de forma descontraída e concreta, o público, tem a chance de perceber que a ciência. Não se trata apenas de conceitos académicos, mas de muitos outros aspectos que a um público informal são mais importante.
Deste modo, o Museu Nacional da Geologia, tem contribuído para a desmistificação da educação científica, através de organização de excursões com estudantes e outros agentes da sociedade civil, projectos de investigação e inovação científico-tecnológicas para diversas escolas, de modo a mostrar uma outra realidade a este público.
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