segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MATOLA PALCO DE PRIMEIRO FESTIVAL DE LITERATURA


O Movimento Literário Kuphaluxa em parceria com o Conselho Municipal da Matola e patrocínio dos Aeroportos de Moçambique e a 2M realizam nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2015, a primeira edição do Festival Literário da Matola – LITERATAS.

O LITERATAS 2015, produzido pela SóArte Media, terá como palco o Posto Administrativo da Machava, no Município da Matola. O evento contemplará uma grande feira de livro, debates, oficinas, encontros literários, exposições, actividades para infância, recitais de poesia, espectáculos de música, entre outras.

Na presente edição, o Festival LITERATAS, tem como tema “memória: um museu contemporâneo” visando reflectir, de um modo geral, sobre o papel da literatura nos processos culturais, históricos e sociais.

Pretende-se que o evento seja uma verdadeira festa do livro, onde os festivaleiros terão a oportunidade de convergir com as outras artes, como: pintura, cinema, dança, música e gastronomia, para além de uma área direccionada aos leitores de palmo e meio, as crianças.

O Kuphaluxa e a SóArte Media pretendem transformar a cidade da Matola, durante os três dias, na catedral das artes por intermédio do livro e da música. Num projecto que se espera seja uma tradição no circuito cultural em Moçambique, envolvendo escritores, académicos, jornalistas, estudantes, gestores culturais, leitores e o público em geral.


Espera-se, igualmente, uma audiência estimada em três mil espectadores ao longo de um evento a ser animado por cerca de cinquenta artistas das mais vastas expressões, desde escritores, poetas, artistas plásticos, animadores de leituras e a músicos. 

Ao mesmo tempo pouco mais de uma dezena de editoras e livrarias vão expor e vender livros a preços promocionais. Aliás, a venda do livro a preço descontado é uma das principais características do Festival LITERATAS, pois, sentimos que é importante criar motivação para que os leitores comprem mais os livros e consequentemente, leiam.


  
SOBRE OS ORGANIZADORES

A Associação Movimento Literário Kuphaluxa é uma agremiação artística e literária com sede em Maputo, Moçambique, criada há mais de cinco anos com objectivo de contribuir no desenvolvimento do País através das Artes, da Literatura e principalmente do Livro.


A SóArte Media é uma agência de produção de eventos artísticos, comunicação e assessoria de imprensa, baseada na cidade de Maputo, criada em 2014 por profissionais de media e gestores culturais. 

CONTACTOS:
Cell: +258 8282 84893 ou +258 8457 78117

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO