quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mozambique Fashion Week: escolas encerram as disputas

O Vodacom Mozambique Fashion Week é um evento que celebra a criatividade, a atitude e o  profissionalismo dos estilistas moçambicanos. Esta é muito mais do que uma semana de moda, beleza e glamour. É uma autêntica máquina que movimenta centenas de pessoas a trabalhar num único objectivo: a valorização e o crescimento da cultura nacional, procurando colocar Moçambique nos roteiros da moda internacional.  
Nesta 7ª edição, o Vodacom MFW foi às escolas com um projecto inovador no mercado moçambicano, o concurso MFW School. O projecto teve como principal objectivo a descoberta de novos talentos na área da moda nas escolas secundárias e universidades de Maputo e arredores, e envolver escolas e jovens, aumentando o seu interesse pelo Vodacom MFW.  
Sábado, dia 03 de Dezembro, decorreu o desfile deste concurso, onde trinta e quatro participantes (individualmente ou em grupos de até três pessoas) apresentaram uma peça da sua autoria. O desfile teve lugar no Centro de Conferências Joaquim Chissano pelas 19horas e foi bastante concorrido por familiares dos jovens estudantes, que tiveram a chance de dar início ao sonho de serem estilistas.  
As peças foram avaliadas por um juri composto pela representante da Bernina, a sra. Rosa Maria, e por uma produtora sul-africana, Annelise Le-Breton. A vencedora deste concurso foi uma dupla composta por Fáuzia Chembeze e por Sheila Faiana, estudantes do ISCTEM. Esta vitória permitiu-lhes ascender à categoria de Young Designers. Desta forma, participaram no segundo dia do desfile dedicado a essa categoria, que decorreu no dia 06 de Dezembro. Neste mesmo dia levaram para casa os restantes prémios: um cheque de 27.000,00mt cada uma e a sua escola, o ISCTEM, teve direito a uma biblioteca no valor de 5.000USD. Estes prémios foram gentilmente oferecidos pelo Standard Bank. 
O desfile dos Young Designers decorreu em dois dias: segunda-feira dia 05 e terça-feira, dia 06 de Dezembro. Nestes dois dias, trinta e cinco estilistas apresentaram as suas colecções sob o olhar atento de um júri. O ponto mais alto foi quando foram conhecidos os resultados da análise do juri: Taússe Daniel venceu na categoria de melhor colecção e Alberto Penga, na categoria de designer mais criativo. Ambos ganharam uma máquina de costura, oferta da Bernina. 
Os desfiles dedicados aos Young Designers terminaram com sucesso e, para comemorar, houve um after party inesquecível no Bar & Bar, que teve início às 23h00.
A semana de moda continua até ao dia 10 de Dezembro, com desfiles de estilistas estabelecidos, no Centro de conferências Joaquim Chissano (dias 07 e 08), desfile de estilistas internacionais, no Polana Serena Hotel (dia 09) e estilistas Pan Africanos, na Estação dos CFM (dia 10). Todos os desfiles serão precedidos por after partys. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO