quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

PANCHO GUEDES: O homem que recusou a morte e deu vida à pedra*

Pancho Guedes um dos principais responsáveis pela arquitectura da cidade de Maputo
| Foto: http://noticias.sapo.mz/

Espanto-me ainda agora por me ter sido feito o convite para falar de um homem falecido aos noventa anos de idade. Seriam esses os fantasmas de um homem que ergueu a cidade?

E quando isto calha no natal, recordo-me das histórias da pacata zona da minha mãe, em Chicumbane, em Gaza, precisamente na zona do herói nacional Milagre Mabote, antes de eu saber que ele fora o libertador nacional. Em frente a casa de Mabote, dizia-se que havia um homem cujo rosto ninguém terá visto, que andava com candeeiros noite a dentro em volta da casa. Às vezes viam-se algumas botas perseguindo pessoas à noite. Muitos meus irmãos mais velhos garantiram-me que viveram essas situações. De resto não posso confirmar porque nunca me atrevi a passar de noite em frente a essa casa. Coincidentemente, Chicumbane também uma obra de Pancho Guedes, a Escola e Lar de Enfermeiras / Estudantes de Chicumbane.

Pelo contrário nunca ouvi que se contasse alguma história do fantasma de Pancho Guedes, em Chicumbane, muito menos em Maputo. E se o mesmo fosse, então Maputo seria uma cidade em que não se dorme. Porque desde os Apartamentos Prometheus, na Mão Tsé Tung, ao Leão Que Ri” na esquina de Kwam Nkrumah e Salvador Allende, passando pelo Munhuana e Chamanculo até ao Matalane, os monstros de Guedes se impõem.
"Leao Que Ri" obra de Pancho Guedes
| Fotos: https://delagoabayworld.wordpress.com

Todos estes edifícios para minha felicidade ainda se cruzam no meu olhar de pequeno. E pergunto-me sempre sem ser grande entendedor de arquitectura como será a pessoa que criou tudo isto?

Um poeta, certamente. Porque no meu entender de quem navega em obras de ficção e de poesia, só a palavra sabe fazer tantas curvas com uma particularidade invulgar. Só a palavra, pode torcer o betão como nos apresenta os edifícios deste arquitecto, como a especial obra da Igreja Sagrada Família da Machava.

Ele mesmo disse numa entrevista sobre este edifício:

Tem um plano como um crucifixo. É uma igreja se transformando em cruzes nas extremidades e entradas. É uma casa de uma mãe cercado por crianças em chapéus engraçados, salão de festas com um telhado como um barco. Este navio de vida vigiado por quatro bidireccionais cruzes de gordura, com um periscópio lado assistindo ao longo de um mar de árvores e uma caixa de olhos sino rodado tocando aos quatro ventos, é uma casa de paredes de rolamento transformando-se em cantos, fendas e concavidades, para homens velhos no sol, para esconde-esconde jogos, para os amantes, para jovens gangues.
Igreja Sagrada Familia da Machava
| Foto: www.housesofmaputo.blogspot.com

Olhem quão poéticas são as palavras nosso homem. Há registo de que experimentou-se na poesia como tal. Mas preferiu que isso ficasse como mistério. Eu próprio nunca li um poema seu, mas algumas frases suas garantem-me que era um poeta fervente.

No entanto Pancho Guedes tinha razão de ser um arquitecto particular com um elevado grau de estética e elegância. Destacou-se como pintor desde os tempos de estudante na África do Sul.

ALPOIM PANCHO GUEDES, como assina os quadros, dizia ele, é o “filho” de Pancho Guedes, o executante, o “responsável por toda a obra, excepto o betão armado”. É também o historiador e o arquivista: é ele quem guarda os desenhos, as pinturas, as esculturas, as fotografias sobreviventes, que se tornam cada vez mais a cada dia que passa.

E foi muito longe como pintor ao participar em eventos importantes, como Bienal de S. Paulo, Brasil, em 1961, estando também presente na Bienal de Veneza no ano de 1975. Em 1962 participa no 1º Congresso de Arte Africana em Salibury, Rodésia, com a comunicação “The Auto-Biofarcical hour” onde apresenta pinturas, esculturas e outras obras que despertam um enorme interesse. Em 1987 teve uma exposição de desenhos e pinturas na Galeria Cómicos, em Lisboa, Portugal.
Obra de Pancho Guedes
| Foto: http://taputovaiparamaputo.blogspot.com/

Pertenceu ao "Team 10", dissidente do CIAM, Congresso Internacional de Arquitectura Moderna. Esse é o Pacho de que se impede a sua ausência na história da arquitectura do século XX. Uma arquitectura anti-colonial, mas também não africana. Seus traços não têm Portugal por exclusivo nem Moçambique nem África do Sul. As obras de Pancho têm um lugar que só dentro de si se conhece.

Daí ser desafiador hoje a Minerva nos propor esta exposição para vermos com outros olhos a obra do homem que recusou a morte e que deu vida à pedra.

Matola, 15 de Dezembro de 2015
*Texto apresentado na inauguração da exposição sobre Pancho Guedes na Minerva, em Maputo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO