quarta-feira, 27 de julho de 2011

Chókwè revoltada com assassinato de uma professora

Uma situação que se presume seja de ajuste de contas entre fazedores de câmbio ilegal naquela cidade, fez com que uma professora fosse assassinada a saída da sala de aulas um pouco depois das 19 horas do passado dia 24 de Maio último. Trata-se de, Florida Macome que leccionava na Escola Primária Completa do 1º bairro no curso nocturno, e que depois do seu dia de trabalho, pediu boleia a um dos alunos daquela escola.
Foi a porta da referida viatura que lhe ía dar boleia, que a professora e o dono do veículo de nome Carlitos Sitói, foram alvejados com várias balas, tendo na circunstância encontrado a morte no local. Segundo nossas fontes, Carlitos além de estudar, tinha como seu ganha-pão a actividade de câmbio ilegal de moedas em especial o rand.

Segundo soubemos, dias antes da sua morte, o jovem Carlitos havia sido confiado por um grupo de colegas seus no câmbio ilegal, para que fosse à cidade de Xai-Xai trocar dinheiro. Já no seu regresso de Xai-Xai para Chókwè na posse de cerca de 860. 000, 00 Mts (oitocentos e sessenta mil meticais), foi abordado por assaltantes, tendo todo o valor ficando na posse dos malfeitores.
Depois do assalto, o caso foi apresentado às autoridades policiais de Chókwè, e como consequência foi detido um dos suspeitos, que por sinal também fazia parte do grupo dos cambiadores. Semanas depois, numa altura em que o auto do referido assalto caminhava para julgamento, eis que Carlitos é assassinado por indivíduos que ainda andam a monte.
Esta é uma parte da realidade da vida em que a população do distrito está imposta e a cidade de Chókwè, onde os criminosos é que mandam, ditam se alguém pode ou não continuar a viver, e enquanto isso, a Polícia vai assistindo passivamente mostrando-se inoperante e passiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO