sábado, 10 de setembro de 2011

África presente em forma de arte


"Africa Aqui", é a designação genérica de uma colectiva de amigos que comporta artes plásticas, fotografia e escultura patente na Associação Moçambicana de fotografia.
Numa iniciativa do consagrado artista plástico moçambicano, Silvério Sitoe, fazem igualmente parte deste movimento o escultor Ndloze, os fotógrafos Funcho e Cumbana.
A exposição patente naquela instituição cultural conta com 38 quadros cujas técnicas usadas são o óleo e o acrílico sobre a tela.
Silvério Sitoe, criador e inovador de técnicas mistas, junta o útil ao agradável brindando a realização dos X Jogos Desportivos Africanos que acontecem pela primeira vez no País. Funcho, assim reconhecido no País e no mundo como fotógrafo renomeado, juntou-se a esta iniciativa para com as suas fotografias que falam por si, reportar a imagem do saudoso e prestigiado presidente Samora Machel. Por seu turno o fotógrafo Cumbana, apresenta-nos imagens belas de "donzelas" suázis em desfile para que o Rei Mswati escolha a nova esposa.
O escultor Ndlozy, celebridade na escultura, reporta a identidade africana através das vestimentas da Mulher. Dos 38 quadros do autor da iniciativa, a característica das telas são as cores verde, amarelo e o vermelho onde a reflexão são as belas mulheres de cabelos bem tratados, trajadas de capulanas cujos contornos identificam o género avantajado. São obras que de longe chamam atenção aos amantes das artes.
Segundo Silvério Sitoe, a colectiva com os seus amigos constituiu uma chamada de atenção aos participantes aos jogos africanos que Moçambique, é um ponto turístico obrigatório do momento dadas as diversidades turístico – culturais. A Paz, outro principal condimento, é o símbolo das cores e movimentos que espelham as várias obras expostas -explicou o artistas Silvério.
Dado interessante, foram as visitas à exposição de comitivas de jogadores das Maurícias, Cabo Verde, África do Sul e Ruanda.
Para o artista, àquela visita, revelou prestígio a sua colectiva mas para a comitiva dos jogadores, consideraram a visita uma verdadeira terapia para melhoria de novos recordes desportivos.
Sitoe está de malas aviadas com destino à Finlândia onde leva um grupo de artistas para uma exposição itinerante e ele com a responsabilidade de Curador.
A colectiva na Associação Moçambicana de Fotografia encerra no próximo dia 13 corrente às 12 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO