sábado, 10 de setembro de 2011

“Arte com Pedras Preciosas de Moçambique”


Foi inaugurada na semana passada, na Mediateca do BCI, em Maputo, a Exposição de Arte com Pedras Preciosas de Moçambique.

O laboratório de Gemologia foi criado em 1999, na Universidade Eduardo Mondlane pela iniciativa do Dr. Professor Akil Askar, que para além de investigar propriedades físicas das pedras de gemas de Moçambique, exprime a sua inspiração e fantasias líricas na criação destas obras artísticas feitas de gemas, neste laboratório. Foi formada uma equipa de técnicos nacionais, que realizam ideias artísticas.
Esta Exposição é composta por 45 obras, onde o ramo apresentado é dos mais antigos, mais difíceis e trabalhosos, pois exige certos conhecimentos em design e técnica específica de trabalho com material frágil e valioso. Os ingredientes principais são a paciência, equipamento e ferramenta de diamantes, certos conhecimentos de Gemologia, design e muita alegria.
O autor usa ainda tecnologias modernas e elabora tecnologias próprias de tratamento de gemas.
São, pois, muitas as razões para visitar esta lindíssima Exposição, que estará patente na Mediateca do BCI entre os dias 8 a 17 de Setembro, com entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO