segunda-feira, 19 de agosto de 2013

L27: SINFONIAS DE ANGÚSTIA

Esta mulher carrega o mundo na sua alma e ainda pelas suas mãos assume-o condenado à própria acção do homem. É o preto, o azul, o vermelho, o saco e outros tecidos, incluindo as roupas usadas que fazem muitas vezes o lixo na cidade que essa artista encontra os alicerces da sua imaginação e criação. Chama-se L27, é moçambicana radicada na África do Sul a seis anos, desde a sua primeira aparição individual em 2004.




Lizete Chirrime (L27), com dez anos nas artes plásticas é uma mulher que tem o mundo nas suas costas e na alma. O coração de toda a humanidade cabe nas suas mãos. Tudo isso tem luz na sua criação artística que se viu na galeria do Centro Cultural Franco Moçambicano, em Maputo, até o dia 05 de Agosto.
A exposição que abriu as portas a dois de Julho é a demonstração do desejo da liberdade de uma artista que pinta com as corres de angústia. Uma angústia, sem dúvida anoitecida, pois, o preto omite toda a claridade possível do verdade da esperança. Parece que os lugares verdes, como os jardins, espaços onde tinha que se encontrar a paz espiritual e o lazer são agora o refúgio do lixo e de toda a podridão humana.
“Não respeitamos os jardins, lugar onde ficamos, tenho visto muito lixo, é uma tristeza vivermos assim, porque somos moçambicanos e poucos fazemos a limpeza da cidade” diz L27 interpretando-se a si mesma nessa “sinfonia da alma liberta”.
Os traços da Lizete ou L27 são incomparáveis na tradição moçambicana das artes plástica, prova de que a artista não está a procura, mas já achou a sua identidade. São dez anos de exercício criativo com pincéis, panos e tintas a fluir com a intimidade dessa alma feminina que não tem poucas alegrias “são meus gritos, as minhas lágrimas, aquilo que sou, a procura da libertação da minha alma.”
Na verdade, L27 tem os olhos de quem penetra para além da superfície. A angústia, os gritos, o medo e o futuro incerto, são cenários que podem trazer essas telas. O azul, cor do planeta, é capaz de cessar sem que os homens notem o efeito das suas acções.
E não é a pena a natureza que sofre esses efeitos da força que o Homem demonstra, mas ele próprio pode extinguir-se e toda a vida moral estar a saque. “Estamos a viver a perda dos valores, já não valorizamos o respeito ao próximo, ao lugar onde vivemos, mantermos os lugares limpos, cuidar desse espaço”.

A exposição “A sinfonia da alma liberta” de L27 é uma prova de que a artista, a pesar de ter assentado os pés na cidade de Cabo, na vizinha África do Sul, a alma encontra a tranquilidade na terra onde conheceu-se como pintora.
artista plastica L27
Porque todo o artista ao agarrar o seu instrumento artístico, antes do olhar social procura conhecer-se a si mesmo, L27 assim relaciona a sua arte e o que é: “sou uma pessoa sensível, verdadeira, então ando em busca da verdade, quando vejo as coisas a acontecer como estão me entristeço por isso a expressão das obras transmite esse sentimento. Nós já não nos respeitamo-nos, já não somos irmãos, somos da velocidade, consumismo, já não confiamos em ninguém, não respeitamos os mais velhos.”


Se não há respeito pela pessoa, e pela arte?
“Não há respeito pela arte, por isso que refugiei-me na cidade de Cabo, aqui o artista murcha, murchei, aqui enquanto não fazer uma exposição ninguém te dá valor por mais que se conheça o teu trabalho as pessoas vão te colocando para trás se não tiver força de vontade as coisas não andam. Só com teu esforço as coisas acontecem.”

L27 angustiada e preocupada, ainda confessa a dificuldade que se tem de viver de arte, mas se ela ainda está viva, conclui “é possível viver de arte”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO