quarta-feira, 2 de março de 2011

Cuca, “pequena” grande cantora usada e não paga

Trata-se de uma menina de apenas 15 anos de idade que até aos 13 anitos de vida, já cantava e encantava ao povo da terra que lhe viu nascer Moçambique. Depois que descoberto o seu talento num programa televisivo produzido para crianças, a menina que hoje sobe em grandes palcos obrando com figuras de renome mundial, despertou a paixão do produtor e empresário Alemão Roland que se predispôs a, ser produtor da menina. Cuca, não decepcionou a paixão e aposta de Roland pelo talento dela. Continuou a cantar e a encantar o público em vários palcos, chegando ao extremo de, escalar aos palanques fora do país na presença de grandes figuras políticas como Barak Obama, que em Copenhaga assistiu a menina a actuar perante centenas de pessoas. Cuca, pelo seu talento, a sensivelmente 90 dias, participou e venceu o 1º lugar do concurso internacional na música Gospel realizado na vizinha república da África do Sul deixando para trás homens e mulheres adultos com longa experiência na área. Alem destes êxitos, Cuca, também cantou para Nelson Mandela e as recordações que guarda em relação a este líder histórico são as fotos. Cá entre nós, as vezes que já cantou na presença do Presidente da República Armando Guebuza, da ex - Primeira ministra Luísa Diogo, são tantas mas também actuou na casa magna do povo a Assembleia da República (AR) deixando uma vez mais gente grande cada vez muito encantados com o seu trabalho. O estranho de tudo, é que apesar de tanta fama que conseguiu puxar dentro e fora do país por deixar seus créditos em bons lençóis, Cuca, nunca recebeu nenhum dinheiro de todo o trabalho que já realizou. Esta informação foi nos - cedida por sua mãe em entrevista exclusiva a este jornal onde ainda se referiu ao facto de, a família directa da Cuca por exemplo a mãe, seus irmãos estarem preocupados com o que actualmente acontece com esta estrelinha. A mãe disse na ocasião que, a sua filhinha está sendo alvo de ameaças de morte feita por desconhecidos que a imploram para que, pare de cantar, de apresentar televisão bem como de andar a falar sempre de Deus. Falou igualmente da infância da sua filha e de outras verdades que o estimado leitor poderá ver no desenvolvimento desta entrevista.
Por seu turno, a própria Cuca, também exprimiu o seu sentimento e desejos que tem para o futuro da sua vida. Falou da separação dos seus pais, e garantiu perdão a ele apesar de, estar muito magoado mas confessou que gosta dele. Simples e directa nas afirmações Cuca, no futuro quer ser dona de um orfanato e tornar se também uma dádiva da musica Gospel. Siga a entrevista que se segue.

Jornal Escorpião

Pode nos falar um pouco da Cuca quem ela é como foi a infância dela?...

Cuca, nasceu e cresceu nesta casa dentro desta família tão humilde eu é que sou a mãe solteira dela. Cuido dela sozinha, o pai nos abandonou em 2003. Quando ele nos abandonou, ficamos eu, meu outro filho e a Cuca. Tinha dois filhos, passamos dificuldades nesta casa, entre fome, humilhação na vizinhança.
Por vezes não tínhamos gás para cozinhar, então tínhamos que ir buscar lenha, eu tinha um enteado, que era filho do pai da Cuca, ele descia as escadas, procurar pedaços de lenha, e fazíamos lume para podermos cozinhar. A vizinhança vinha sempre bater a porta, “Dona Tina estás a destruir o prédio”, mas eu não tinha condições, e isso era para o sustento da Cuca.
Por isso, a Cuca é uma criança que já passou fome e conhece muito bem a fome, ela já matabichou, almoçou, e jantou só com farinha de mandioca (tapioca), e já teve prisão de ventre, por causa da tapioca e ficou gravemente doente por causa disso, porque eu não tinha comida para dar. Fui numa altura que eu tinha de fazer de tudo para ter cinco meticais afim de comprar açúcar para poder preparar tapioca.
Ela já tomou chá com sumo em pó de nome Juice Cola, e para fingir que aquilo era folha de chá comprávamos o sabor coca e preparávamos assim o chá.

E como é que a crise passou?
A minha vida ficou muito pesada depois que o pai dela saiu, passei muitas dificuldades, até que um dia ouvi dizer que havia um sítio onde faziam orações, então fui lá conheci pastores e então foi assim que entrei na Igreja Evangélica, porque eu estava na Católica, então eu ia lá pedir orações, começaram a orar para mim e assim entrei nessa vida de amar muito a Deus.
Como sabem, a Cuca, ama muito a Deus e eu é que introduzi isso nela, e sempre lhe falo de Deus, porque só Deus é que veio nos tirar da situação em que nos encontrávamos. Então subimos um degrau e passamos a ter alimentação, embora não boa, mas temos no mínimo o que cozinhar, e o pão de cada dia.
Na nossa humilde vida temos conseguido comer, manter a ela na escola. Mas com a vida que ela leva hoje está a tornar-se difícil, porque antes, para ela era tão simples sair de manhã para o dumbanengue, no Compone comprar uns sapatinhos, ir ao Xipamanine comprar suas coisinhas, era muito difícil para ela ir a loja.
Já lhe chamaram de pepinha pelo facto de comprar muito a roupa da Pep, porque a roupa nos outros sítios é mais cara. Hoje, isso está a tornar-se difícil porque ela adquiriu uma fama, e é uma fama sem dinheiro.

Disse ser uma fama sem dinheiro quando actua onde vai o dinheiro?
A Cuca não tem dinheiro, antes quem tomava conta das coisas dela era o Roland, eu não sei como é que eram essas coisas, mas ela já cantou muitas vezes sem nenhum pagamento apenas da vez que ela foi cantar no parlamento, teve um pagamento de 10 mil meticais, apesar de que o mesmo valor tinha que ser repartido para o produtor dela, e outra parte para pagamento do local onde faziam ensaios.
A dado momento o Roland resolveu ficar como mananger da Cuca pois, ele era apenas o produtor. Segundo o Roland, a partir de então quando ela fosse actuar, o cashé passaria a ser para ela, mas até agora não apareceu nenhum cash para ela.

Das vezes que ela viajou para o exterior, onde actuou perante grandes artistas?
Não houve nenhum cash, ela já foi a Copenhaga, e nós simplesmente tivemos bilhetes e tínhamos 35 dólares diários para as refeições e nada mais. Ela não trouxe nem um vestido de lá, porque não houve pocket money para ela, comprar alguma coisa.

Fora de Copenhaga quais são outras saídas que ela teve para o exterior?
Ela já foi a África do Sul e Suazilândia.

Quem organizava as saídas?
Quem organizava era o Roland, mas não resultavam em nenhum dinheiro apenas dizia que a Kuca ia viajar, e que tem uma companhia que vai pagar as passagens para nós incluindo o Roland. Então pagavam as passagens e nós viajávamos, mas o cash não havia.
Por exemplo, a 21 Novembro passado ela foi cantar na África do Sul, onde concorreu e ganhou um prémio, mas para além do prémio simbólico, ainda não recebeu o dinheiro do prémio de lá na África do Sul. Pediram-nos o número da conta bancária, mandamos, mas até hoje o dinheiro ainda não chegou.   
A carta da nomeação dela, diz que devia receber o referido valor num prazo de 30 dias, mas até hoje passam mais de 90. Não sei ao certo mas são cerca de cinco mil rands.
A Cuca concorreu a categoria best of África e ganhou o prémio de melhor cantora de Gospel africano, um prémio internacional, mas que no entanto, não chegou a recebê-lo.

E quando regressaram ao país?
E quando regressamos a Moçambique, até pensei que as pessoas que levam o nome do país para fora ganhassem um prémio monetário ou reconhecimento. Vários artistas que participaram do concurso, confirmaram já ter recebido os seus prémios, mas ela até hoje ainda não recebeu. Quando ligamos para saber sobre o dinheiro, dizem sempre que a pessoa responsável por isso não está na empresa (Tour house).
O Roland, que levou a Cuca a este concurso, também disse não saber porquê é que o valor ainda não chegou. Nós como família nos sentimos mal, porque o público lá fora, pensa que a Cuca tem dinheiro, que ganhou dinheiro na África do Sul e que recebeu também aqui no país um valor monetário.

Afinal de contas o que é que ganha a Cuca?
Mas ela já ganhou alguns prémios, como o de Missão honrosa, que a Autoridade Tributária de Moçambique ofereceu um quadro, o ministro da Cultura ofereceu uma escultura e um ramo de rosas, entre outros, mas as pessoas pensam que ela ganhou dinheiro mas apenas foram homenagens.

Perante esta realidade o que é que na qualidade de mãe estás fazendo?
Na semana antepassada fui marcar uma audiência para falar com o ministro da Cultura e ele chamou-me na quarta-feira (16 de Fevereiro de 2011), então fui contar a história e tudo o que a Cuca está a passar, sobretudo porque ela está a sofrer ameaças. Há pessoas anónimas que lhe ligam fazendo ameaças, dizendo que ela tem que parar de cantar, porque ela acha que tem melhor voz, fala muito de Deus, e tem que parar de andar a falar de Deus. Pessoas dizem que se por acaso não parar de cantar ela vai se dar mal, vão lhe apanhar se ela não parar.

Quantas vezes é que isso aconteceu?
Isso aconteceu por duas vezes. Recentemente, depois dela ganhar esse prémio. Mas das outras vezes ela já não atendia chamadas de números privados.
As chamadas são de dentro do país, e as pessoas falam português. Eu desconfio que sejam algumas das amigas dela e em parte desconfio que sejam músicos de má fé e isso não me sai da cabeça, porque ela é uma ameaça. Razão pela qual dizem, pare de cantar se não quer se dar mal e pare de falar de deus, você acha-se melhor mais que quem? Tens que parar também de fazer aquele programa Academia de sonhos.
Uma vez ela ia ser raptada, mas graças a umas meninas que estavam com ela no chapa, que ouviram comentários de certos moços que também estavam lá e desceram com ela fazendo na companhia.
Então, eu fui contar ao ministro da Cultura e ele mandou-me fazer uma exposição, para ver se assim podemos arranjar uma protecção para ela. Ele disse que era urgente e mandei ontem a exposição e vamos ver o que é que o Estado vai fazer.

E o que é que o ministro disse em relação aos pagamentos?
Quanto aos pagamentos, o ministro ficou espantado porque não pensou que a Cuca estivesse tão mal, e inclusive ficou chocado porque eu não me contive e comecei a tirar lágrimas ali mesmo, e disse que a minha filha vivia muito bem, naquela humilde vida dela, mas agora já não pode ir ao mercado porque na rua é xingada por todo mundo.
No próprio chapa, as pessoas questionam, mas como é que você num dia está numa limusine e noutro está no chapa. E depois zombam dizendo, se ser famoso for isto eu então prefiro não ser. E outros ainda dizem, este governo só sabe honrar as pessoas depois de mortas, só vai reconhecer esta menina depois de morta.

Existem outras passagens que pode contar a cerca da vida artística da sua filha ou outras preocupações que gostaria ver satisfeitas?
O meu apelo não é de que façam algo de luxo para minha filha, mas gostaria de apelar a segurança dela. Porque cada vez que ela sai eu fico muito preocupada, porque estou sem carro.
Há um carro que me fez gastar muito dinheiro, por tê-lo comprado depois de muito mal usado, é um Honda que avariou e está agora aí parqueado, não tenho como recuperar aquele carro que comprei justamente por causa deste problema. Se eu tivesse alguém que pudesse me ajudar a reparar o carro para poder transportar a minha filha de um lado para o outro seria bom.
Não peço muito, mas no mínimo isso. Se um dia alguém roubasse minha filha ia lhe roubar comigo, porque eu havia de acompanhar a ela para todos cantos onde ela for.
Mas eu não posso fechar a menina, porque ela tem de ir ensaiar, por exemplo ela acaba de voltar agora do ensaio, tem que ir fazer gravações, filmagens etc.

Quanto aos pagamentos, o que o Roland diz?
Aquele programa Academia de Sonhos não tem patrocinador, mas pelo menos isso, eu sei que é do esforço dele, então eu não posso exigir que ele pague a minha filha. Mas na medida do possível, se ele um dia arranjar poderá pagar. No entanto, até agora ele não tem dinheiro para pagar, a todos os meninos que apresentam o programa, e eles fazem porque gostam, não ganham nada nem um centavo.

Na mesma entrevista que tivemos com a mãe, não perdemos a oportunidade de conversar com a Cuca e procuramos saber dela qual era o sentimento real dela em relação a sua carreira artística. Na mesma conversa com a menina das imitações de várias vezes de artistas, Cuca, falou do seu sentimento em relação aos seus progenitores e, no seu estilo característico de expressar se como adulto manifestou o desapontamento que tem pelo seu pai no tom bastante sentimental que inclusive deixou lágrimas escorrerem nos olhos da mãe e mesmo a nós nos afectou.      

A minha vida artística por um lado é boa, porque tenho oportunidades de cantar para pessoas importantes e poder expandir o nome divino do nosso senhor Jesus Cristo, evangelizar através da música, consigo arrecadar vidas para o senhor, porque nos tempos em que vivemos hoje tem-se registado muitos assassinatos, banditismo e tantas outras coisas que perturbam a vida e harmonia entre os seres humanos.
Mas por outro lado é negativa porque há anos atrás, quando eu não era famosa eu brincava como queria, andava para onde e a hora que eu quisesse, mas agora já é diferente, para poder brincar tenho que ter um tempo.

Cuca, mesmo com as diferentes dificuldades contadas pela sua mãe bem ao lado desta estrela, revelou ter mais tempo e dar prioridade a escola a seguir a igreja. Demonstrou se muito apaixonante da palavra do senhor e a Bíblia como seu guiador.
 A escola é o que eu ponho em primeiro lugar, por mais que eu tenha uma actuação, quando, tenho algum TPC por fazer, prefiro deixar a actuação de lado para fazer o meu TPC. A escola é primordial, mas eu tento juntar tudo isso sem encaixar a minha vida estudantil na música. Porque muitos cantores pensam assim, que devem encaixar a música e a escola no seu dia a dia, mas para mim não é assim.
Ponho a escola em primeiro, por isso tenho bons resultados. Na música até agora não tenho tido muitos ensaios, porque não tenho banda, em todas festas onde toco, a minha mãe contrata alguém para poder tocar para mim, que é o Amândio.
Em algumas actuações canto em play back, porque ainda não tenho banda e minha mãe não tem condições para pagar uma banda e é difícil.
Andar na rua também tornou-se difícil porque quando chega o tempo de férias, que tenho que tratar muitas coisas, e a minha mãe não tem carro para poder me acompanhar sempre em todos lugares onde vou. Assim, eu vou de chapa e as pessoas começam a gozar com a minha cara, falam palavrões que me custa repetir, e isso me deixa muito triste. Quando eu não era famosa vivia à vontade e agora já não.

Estás arrependida pela fama?
Certamente que sim, olha, o que me vale estar a fazer demais por este país e não me render nada que possa me honrar por tantas coisas que tenho feito?
Eu não me preocupo mais pelo facto de não ter condições, só o facto de me xingarem já me deixa mal disposta. E quando é assim até para ensaiar, tenho que pedir para que a pessoa venha me buscar e se não tiver condições sou obrigada a subir o chapa e ouvir provocações.

Qual foi a primeira vez que foste ao palco e te sentiste em grande a cantar?
Na igreja eu já cantava, mas subir ao palco de verdade, a primeira vez foi no Ninho fantástico, programa de Gilberto Mendes, para as crianças em 2005, tinha lá 10 anos. Mas agora, onde eu cantei num palco e me senti realmente grande, foi numa cruzada de milagres na igreja, cantei lá e senti a presença de Deus, foi o momento mais marcante para mim. E também a subida ao palco na África do Sul, quando ganhei o prémio de melhor voz de Gospel.

De Copenhaga para cá nada te marcou mais que a actuação da cruzada?
Em Copenhaga eu estava com vários edis, mas não tive uma actuação brilhante, gostei de ter viajado e foi a minha primeira viagem à Europa, mas dessa viagem não há nenhuma recordação, porque não pude voltar com nada para lembrança, além de alguns livrinhos e canetas, etc. por se tratar de uma conferência.

As dificuldades que encaras na música, na vida artística em geral, te motivam ou ensinam algo? 
Motivam-me e ensinam-me a não baixar a cabeça, seguir em frente andar sempre com Deus, porque sem Deus, muitos se desviam, mudam de vida etc. mas a mim a música me ensina muita coisa, e como eu nasci na música consigo interpretar este sentimento, nunca desprezei ninguém, por mais que me insultem e me falem mal eu trato as pessoas com educação, o que nos ensinam na igreja é que mesmo que as pessoas não nos acarinhem, devemos tratá-las com amor.

Para além do lado artístico tens muita fé?
Tenho sim muita fé em Deus, porque se não fosse por ele penso que nem teria oportunidade de cantar. Pelos momentos que passei há anos atrás nem sequer imaginava que estaria onde estou hoje. Se não fosse por Deus eu não sei onde estaria.

Qual é mo sonho para o teu futuro?
Tenho um sonho quase impossível mas é possível, criar um orfanato para crianças, creio que, vou conseguir, e quero expandir o nome de Jesus e ser reconhecida como uma grande cantora de Gospel.

Como te sentes a trabalhando com Roland, tendo em conta que não recebes dinheiro?
Eu gosto de trabalhar com ele, gosto dele como pessoa, a maneira dele de trabalhar, mas por vezes ele é um pouco chato, exigente, quer trabalho sempre a tempo e faço tudo a tempo.

Quem são os artistas que admiras no país e no exterior?
Aqui no país admiro muito a Gabriela, e fora do país, Whitney Houston, Mariah Carey e Andrea Bonceli. E muitos outros fora do país são o caso de Rabecca Malope, Spavarod etc.

Quais são os grandes artistas que com eles já subiste ao mesmo palco?
Gabriela, Mingas, José Mucavel, Rebecca Malope, Sipho Makaban e Jair celebration.

No concurso da África do Sul, quem mais participou?
Participaram Shengiwe Mshaba, Rebecca Malope mas esta última não concorreu, por ser a diva da música Gospel e referência a nível internacional, e é a madrinha do Gospel na África do Sul, mas participa em todos eventos deste tipo de música.

Tens o gravador a disposição para mais considerações.
O que eu quero agora é pedir ao meu pai de nome (...), professor da UP, há muito tempo, ele não tem amor pelos seus filhos, e nós como filhos dele nos sentimos muito tristes, ele prefere os filhos dos outros do que os seus próprios. Então, eu peço para que ele tenha um pouco de carinho para com os seus filhos que gostam tanto dele. Espero que um dia ele se lembre de que nós existimos.
Quando ele liga nunca quer saber se alguém de nós está bem ou não de saúde, mas sim para informar que alguém da família morreu, ou, que há alguma missa etc. isso nos deixa muito tristes, é como se não tivéssemos pai, pois não faz nada por nós.
Ele ajuda agora, mas só porque foi obrigado pelo tribunal. Anda ai orgulhoso a dizer a Cuca é minha filha, só não percebo porquê tanta ladainha se ele nunca fez nada por mim.

Aprendeu a amar ao próximo e a perdoar, será que já ensinou aos seus pais também a perdoarem-se, para sentir o calor de que precisas?
A minha mãe é diferente de muitas mães, se fosse como outras mães diria que devo odiar o meu pai porque não gosta de mim. Mas ela insiste quando eu fico tristes certas vezes, pensando nas crianças que vivem bem com os seus pais, passeiam juntos, eu fico com ciúmes porque o meu pai não convive comigo, nunca me ligou, não tem nada a ver comigo.
Mas Deus diz que temos que perdoar 77 vezes 7, e eu nunca vou deixar de gostar dele e terei sempre o carrinho que tenho por ele, até ele se lembrar que tem filhos que gostam dele e que lhe ama. Não exijo que ele volte para casa só queria sentir um pouco de amor paterno, que nunca tive

Agradecimentos
Primeiro agradeço a Deus, e em segundo ao Roland, que é a pessoa que descobriu o talento da minha filha e ajudou a elevar o nome dela, ao senhor Soeiro, dono da botique 2000, a Presidente da Assembleia da República Verónica Macamo, que comprou passagem para a Cuca ir a Durban para o concurso de Gospel, ao Julinho dono do Big Brother, ao pastor James a toda minha família, e a todos que directa ou indirectamente me tem ajudado.

Desde já os meus agradecimentos ao Jornal Escorpião e ao Seródio por ter aceite que publicasse esta entrevista no meu blog!

3 comentários:

  1. Nao te preocupes com as pessoas cuca segue o caminho certo da felicidade que o senhor te mostrara a luz....

    ResponderEliminar
  2. confia em deus tudo vai andar bem, em nome do senhor pai jesus

    ResponderEliminar
  3. Cuca saiba que em tua frente vai um Deus poderoso, e Inabalável. Fortaleça te na palavra do Todo Poderoso, continua entregar os seus feitos ao Pai, Jeová Deus e não pare de anunciar o nome poderoso Cristo Jesus. Tudo o Senhor esta comteplando e está em frente. Estou orando por ti e pela tua família. Números 6:24. O Senhor te abençoe e te guarde. Aleluia

    ResponderEliminar

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO