quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grupo teatral Lareira marca presença no Festival de Teatro de Língua Portuguesa


De 20 a 31 de Julho corrente, Rio de Janeiro, Brasil, será palco do maior evento de teatro que une grupos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Moçambique será representado pelo grupo teatral Lareira, neste evento, que neste ano, homenageia o maior elenco teatral de Cabo Verde, Raiz di Polon.

Trata-se do primeiro festival a promover o intercâmbio teatral entre países da língua portuguesa, e neste ano, chega à sua quarta edição comemorando, pela primeira vez, a participação da Galícia. O Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa (FESTLIP),  vai receber na terra do samba,  13 espectáculos teatrais inéditos,  de países como Portugal,  Angola,  Cabo Verde,  Moçambique e Brasil, totalizando 40 apresentações, em meio a uma programação gratuita que inclui oficinas, debates, palestras, exposição de fotografias, shows e uma mostra de gastronomia com comidas típicas de todos os países da CPLP.
 De acordo com a produtora do evento, Tânia Pires, da Talu Produções, a continuidade deste evento em alto nível prova a importância do intercâmbio cultural no mundo lusófono.
“Começamos com dez espectáculos de cinco países. No ano seguinte, tivemos a entrada de Guiné-Bissau e já somávamos mais de 400 grupos inscritos e 31 mil espectadores nas duas edições. Agora contabilizamos quase mil inscrições e 13 peças dos integrantes da CPLP, com a entrada de mais um país, a Espanha, representada pela Galícia, no novo módulo do Festlip: ‘Amigos da Língua Portuguesa” explicou a promotora do prestigiado evento.
De Moçambique, foi oficialmente convidado o grupo teatral Lareira que leva na bagagem a obra “A Cavaqueira do Poste”, já muito conhecido nos solos brasileiros e moçambicanos.
O grupo é constituído pelo actor e jornalista Sérgio Mabombo autor dos textos do grupo, o actor Diaz Santana que com ele contracena, o encenador Elliot Alex responsável pela encenação da peça, a Célia Ruth, actriz, Leo Mendes e a jornalista Rosa Langa (Assessora de Comunicação e Imagem do grupo).
“A Cavaqueira do Poste”,  reporta a crise financeira mundial, a ganância, a corrupção dos funcionários públicos e não só, ávidos em quererem mais e mais, a tristeza, o amor à mistura com o humor, são fenómenos reflectidos na obra.  
Dois mendigos que vivem num poste da rua, dão vida no desenrolar de factos cuja clamação, é a chegada de dias melhores. E a esperança desta dupla é a chegada do milionário Galaski para socorre-los daquela situação de pobreza extrema na rua.  
No mesmo mês (Novembro 2010), o grupo Lareira foi agraciado no festival da CPLP (FESTLUSO), à convite do grupo profissional de Teatro Haren da cidade de Teresina em Piauí, onde apresentou a obra “A Cavaqueira do Poste”.
Dado o conteúdo da peça, o centro cultural Franco – Moçambicano, convidou o grupo para uma temporada de quatro meses para alunos e a sociedade civil.
O Calvino (cego) e o Tendeu (braços amputados), são os actores que dão vida e alma a peça Cavaqueira do Poste. E como o mundo vai de “mal a pior”, o grupo Lareira propõe uma obra para rir e reflectir.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO