quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ESPECTÁCULO “ELE-ELA” DE MACÁRIO TOMÉ VAI AO PALCO



Estreia, no auditório do CCFM, no dia 29 de Agosto (5ª feira), às 19h00, o espectáculo “Ele-Ela” do coreógrafo Moçambicano Macário Tomé.
O espectáculo de dança contemporânea é o resultado da residência artística iniciada a 29 de Julho de 2013 e conta com a participação do bailarino Osvaldo Passirivo que partilha o palco com o coreógrafo e também intérprete Macário Tomé.
Esta residência artística é a primeira de uma série de residências levadas a cabo pela CulturArte no âmbito do projecto PAMOJA – uma rede pan-africana de produção e residências artísticas que pretende fornecer apoio a vários artistas Moçambicanos num programa que se prolonga até Março de 2015. Após o 1º Laboratório CulturArte que se realizou em Fevereiro deste ano Maputo e que contou com a apresentação de várias propostas coreográficas, o projecto “Ele-Ela” foi um dos projectos seleccionados para apoio sob condições de co-produção. Deste modo, a CulturArte pretende dar continuidade ao trabalho de promoção, apoio e divulgação de artistas Moçambicanos e contribuir para a sua distribuição e difusão a nível nacional e internacional.

ELE-ELA narra a história de dois indivíduos em busca da sua identidade. Eles seguem os caminhos ditados pela sociedade, que lhes impõe tornarem-se homem ou mulher, obrigados que são a enfrentar os mistérios da tradição. O momento de dança ganha forma no espaço partilhado entre os dois corpos, enunciando significados e intenções que variam entre o humor, a sensualidade e a provocação, através da cadência do sapateado e da linguagem implícita em torno do adereços e vestuário. Ao mesmo tempo que somos transportados para um momento reservado e intimista, em contacto com o mundo emocional, encontramos um discurso coreográfico que convida à reflexão em torno de preconceitos, regras e tabus sociais.


-------------------------------------
Direcção e coreografia: Macário Tomé | Interpretação: Macário Tomé e Osvaldo Passirivo | Iluminação: Caldino Alberto | Co-produção: CulturArte





Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO