quarta-feira, 15 de junho de 2011

Gatunos roubam computadores de seus “defensores”


Por Serôdio Towo

Indivíduos ainda à monte assaltaram na noite da passada terça-feira, as instalações onde funciona a delegação provincial do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), na província de Maputo, onde retiraram nove computadores então usados em diferentes departamentos daquela instituição.


Segundo o delegado daquela instituição, Ossifo Fabula Malala, os larápios entraram no quintal das instalações através do muro de uma das casas vizinhas e de seguida, arrombaram os cadeados e se introduziram dentro.


A mesma fonte disse que, do equipamento informático roubado, os larápios retiraram nove monitores e respectivos processadores, deixando no local apenas os teclados e mouses.


Malala lamentou não apenas a perda dos computadores, como também de toda informação da instituição, desde ligada às finanças, estatísticas, incluindo dados processuais que eram lançados naqueles equipamentos. Da mesma fonte, soube o Escorpião que as instalações não tinham guardas, tudo devido a falta de fundos para pagamento de salários.


O delegado explicou que o IPAJ havia solicitado muito antes à PRM da província, alguns agentes para protegerem as instalações do Estado, mas a resposta foi condicionada. Segundo o delegado, uma das condições impostas foi a necessidade da existência de um compartimento, onde o agente da PRM que fosse encarregue para protecção das instalações, bem como alimentação para o mesmo e uma casa de banho no quintal, condições que no entanto não existem.


As instalações onde funciona o IPAJ na província de Maputo, são arrendadas e não têm casas de banhos externas. Neste contexto, a delegação negociou primeiro com o proprietário da casa para que criasse estas condições da casa de banho, o que ainda estava sendo feito.


Em relação às refeições para o agente, a fonte disse que o orçamento do Estado, não prevê nada disso, o que complicou ainda mais o desejo da instituição ter a protecção da PRM.


A PRM a nível da província, disse estar a trabalhar com vista a localizar os assaltantes mas ainda não existem pistas para tal.



Um roubo que lembra história engraçada

       

O roubo dos nove computadores na instituição que defende juridicamente pessoas carenciadas em nome do Estado, remete-nos à uma historia acontecida na década de 80, quando um larápio se introduziu na casa do ex- guarda-redes do Clube de Desportos da Maxaquene, Nuro Americano. O referido larápio roubou bens, mas quando se apercebeu de que a sua vítima era uma figura que a admirava, reconsiderou a sua posição e devolveu todos pertences de Nuro Americano.


O referido ladrão, era por sinal adepto ferrenho do Maxaquene. Para este caso concreto, os advogados do IPAJ inclusive instalaram em várias cadeias e esquadras do país representações para defender pessoas carenciadas, algumas delas ladrões, tais como estes que reduziram a zero o equipamento informático do IPAJ.


Um funcionário daquela instituição que falou à nossa reportagem, disse que a sorte que Nuro Americano teve, deveria cair também para o IPAJ, pois este IPAJ defende de borla também ladrões sem posses para pagar advogados.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO