quarta-feira, 15 de junho de 2011

CIES inaugura Centro Educativo e Recreativo



A Organização nacional, Meninos de Moçambique (MDM) e a Organização Não Governamental italiana, Centro de Informazione e Educazione allo Sviluppo (CIES) em coordenação com o Ministério da Mulher e Acção Social, procedem, nesta quarta-feira, com a inauguração do centro de agregação a denominar-se “RAYISSA AKIMA”.
Esta iniciativa surge no âmbito do projecto Meninos e Meninas Unidos, como forma de melhorar as condições de vida da população, principalmente a juvenil, que vive num dos bairros periféricos de Maputo, o de Polana-Caniço “B”.
A localização do centro, deve-se ao facto de muitos meninos de rua, provierem do bairro Polana-Caniço e considerando a carência de lugares de socialização, pretende-se criar aqui um centro no qual poderão desenvolver-se várias actividades sociais, educativas e recreativas.

A intenção é portanto, fazer do centro de agregação um lugar onde se podem identificar e realizar percursos personalizados de apoio e inserção social, que incluam tanto a instrução como a formação profissional e a inserção laboral. Em geral, o número total dos beneficiários directos das actividades e serviços propostos será cerca de 1.000 meninos/as e adolescentes e 400 adultos, ao longo dos três anos do projecto.

A intervenção é de tipo integrado e visa envolver todos os actores sociais que possam contribuir, de várias formas, para um maior bem-estar da criança e do adolescente, e para o desenvolvimento de um sentimento de responsabilidade comum por eles, através da criação de um ambiente recreativo e pedagógico, do apoio à inserção social (família, escola, auto-emprego), da melhoria da prevenção sanitária e do reforço de uma rede comunitária de apoio sensibilizada sobre os direitos das gerações mais jovens.

O projecto trienal que prevê a construção do centro, foi co-financiado pela Cooperação Italiana.

A Inauguração contará com a participação do Ministério da Mulher e Acção Social, da Direcção da Mulher e da Acção Social de Maputo, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dos representantes dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Interior, do gabinete da Governadora, da Administração Distrital, do Conselho Municipal, das estruturas do bairro Polana-Caniço, da INEFP e outros parceiros da rede das crianças.

Espera-se igualmente a participação da ministra da Mulher e Acção Social e do embaixador da república italiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO