segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ISCTEM comemora 14º aniversário


O Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), regista 14 anos da sua existência. Há 10 anos que ISCTEM vem graduando estudantes de diferentes cursos de licenciatura. Entretanto, intensificar a qualidade dos formandos de modo a corresponder as exigências do mercado, constitui desafio da instituição.

Por Eduardo Quive


A 14 anos, criava-se o Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique, ISCTEM, uma instituição privada de ensino na capital do país.
Na sexta-feira última, o ISCTEM, na companhia dos estudantes e de outros convidados, na cidade de Maputo, comemorou a passagem do seu aniversário que é marcado pelo crescimento acelerado da instituição, notando-se pela sua presença na vida social e económica do país.
A instituição em referência, gradua anualmente perto de 130 estudantes em vários cursos de ciências sócias, saúde, economia e contabilidade, informática. Para o presente ano, serão graduados estudantes do curso de licenciatura em Arquitectura pela primeira vez.
Em entrevista com Escorpião, o reitor do ISCTEM, João Leopoldo da Costa, considerou que os 14 anos da instituição que dirige significam crescimento pela contribuição que esta tem para o desenvolvimento do país em diversas áreas.
“A passagem dos 14 anos do ISCTEM, fortifica o nosso papel de fornecedores de profissionais de qualidade para o desenvolvimento do país. Estamos a graduar licenciados há 10 anos, e a décima, será neste ano. Portanto, lançamos para o mercado profissionais de diversas áreas da saúde, engenharia informática, direito e ciências sociais e, vamos lançar ainda neste ano Arquitectos pela primeira vez. Daí, não restam dúvidas de que o nosso instituto tem lançado para o mercado profissionais que o país tem necessidade.”
Entretanto, constituem desafios desta instituição, nesta idade, “apostar na qualidade, melhorar as condições que oferecemos. Por isso não é prioritário expandir e instalarmos a nossa instituição nas noutras províncias do país antes de consolidar os objectivos principais, que é entregar nas mãos do mercado nacional pessoas com capacidade excepcional de profissionalismo,” disse da Costa.
Por seu turno, a Associação dos Estudantes do ISCTEM, através do seu vice-presidente, Nelson Chinowawa, considera que a passagem dos 14 anos, representa maturidade mas também o agravamento das responsabilidades desta na prestação dos serviços.
Chinowawa, afirma ainda que a agremiação estudantil da qual é có-dirigente, vive esse momento enaltecendo a força do diálogo que tem havido entre a associação e a reitoria, na descoberta de soluções dos estudantes e outras dificuldades do quotidiano. Aliás “nós temos um espaço, na reunião da reitoria onde colocamos todas as nossas preocupações o que para nós significa que não só aprendemos a nos expressar, mas também temos um lugar para nos expressar,” argumentou.
Num outro desenvolvimento, o vice-presidente da associação dos estudantes deste instituto superior falou dos benefícios das diferentes parcerias criadas no sentido de proporcionar boa formação aos estudantes, destacando, a recém terminada formação em matéria de consultoria nos modelos exigidos internacionalmente.
Esta área em que os estudantes se beneficiaram da formação efectuada pela Ernest and Young constitui o modelo padrão de exigências mais recentes no que concerne ao Plano Geral de Contabilidade Adaptada às Normas Internacionais de Relato Financeiro.
Refira-se que o ISCTEM, desde a sua criação já graduou cerca de 1600 estudantes em vários cursos de licenciatura e pretende lançar para os anos 2011 e 2012, cursos de Ciências Biomédicas, concretamente nas áreas de Enfermagem, Imagiologia e Radiologia, Laboratório e Saúde Ocupacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO