sábado, 18 de setembro de 2010

Moçambique Music Awards

“É impossível que vença o melhor”-Considera Amável Pinto

Por Eduardo Quive

Amável Pinto, músico e produtor moçambicano falando a margem da gala dos nomeados do MMA na semana passada, disse que os artistas não conhecem o estilo musical que fazem, estão a aldrabar o público e por conta disso é impossível que vençam os melhores.

Foram divulgados os nomeados das diferentes categorias de um dos maiores concursos musicais de Moçambique denominado Moçambique Music Awards, que acontece pela segunda vez neste ano.
A gala foi marcada pela presença de várias figuras do panorama musical nacional, para além do público amante da música e, principalmente por muitas surpresas e espantos. Alguns músicos foram nomeados, para categorias de músicos que não se tinham inscrito.
Em entrevista ao “Escorpião”, o moçambicano Amável Pinto, por sinal o detentor de maior número de troféus na edição passada deste concurso, considerou que este projecto é excelente, mas ainda deixa algo a desejar, pela originalidade, coerência por parte do júri. Conforme Amável isto não acontece somente por culpa do júri mas também porque os artistas têm dificuldade de especificar o seu estilo musical.
“Na minha opinião sobre este evento é a mesma de sempre, é que o MMA, veio para fortalecer e desenvolver a música moçambicana, mas para que tal aconteça, é preciso ainda muito trabalho. Infelizmente, a concretização destes objectivos será muito complicada. Eu pude ver que dentre os nomeados que há artistas que concorrem para as categorias que as suas músicas não se encaixam, nem se trata apenas da música se encaixar, o outro problema é não saber por exemplo: qual é o estilo musical que o artista faz?”.
Amável, foi mais longe na sua interpretação sobre a prestação dos artistas que concorrem aos awards 2010. Neste âmbito disse “o que falta no seio dos artistas é a definição sobre aquilo que fazem, pois assim eles só aldrabam as pessoas e o júri não pode ser responsabilizado por isto, porque quem se inscreve para estas categorias todas são os próprios músicos que não sabem o que cantam. Como é que se explica que o mesmo artista apareça, como nomeado, em quase todas as categorias? Assim, é impossível que vençam os melhores e assim não desenvolvemos a música moçambicana” desabafou o Amável visivelmente indignado.
Quando questionado sobre as causas da sua ausência nesta edição do concurso, o músico disse “eu não gravo músicas todos os dias, é preciso trabalhar para que tenha coisas com qualidade é por isso que não concorri. Não gravei nada neste ano. Talvez daqui há dois ou três anos.”
Por seu turno, a cantora Neyma também a concordar com a opinião do Amável, disse que ficou surpreendida quando foi nomeada para algumas categorias que nem se que se tinha inscrito. Em primeiros pessoa disse “não me inscrevi para todas as categorias em que apareço e sinceramente, fico sem saber como é que fazem as nomeações. Contudo vou ficar a espera dos resultados”.
Neyma disse, com aparente surpresa, que não há originalidade entre os nomeados e que ela mesma, depois de ser nomeada para diversas categorias, ficou sem saber qual é o estilo de música que faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO