segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Lágrimas da Vida Sorriso da Morte" de Xiguiana da Luz





O Livro "Lágrimas da Vida Sorriso da Morte" é da autoria de Xiguiana da Luz (pseudónimo de Eduardo Quive). tem 63 páginas tem poesia e prósa poética.
O Livro é dividido em duas partes, nomeadamente:


LÁGRIMAS DA VIDA

Nessa parte o sujeito poético é um vivo na prespectiva em que este deseja a morte. Uma poesia de invocação à morte cuja preocupação é "quando é que vou morrer"? Virando os olhos para a nossa sociedade, esta parte do livro pretende chamar atenção para o quão uma vida pode ser sinónimo de morte quando o corpo e a mente não reagem. Uma poesia virada para a interpretação e alguma crítica social sobre o que nos é mais valioso que é a vida.

SORRISO DA MORTE

Nesta parte o autor já encarnado num sujeito poético morto, dialoga com o aquém como um verdadeiro morto feliz. A morte nesta parte é abordada como a vida. Uma metáfora para dizer "ó morte tu não és nada" ao mesmo tempo que há uma preocupação em dizer "os mortos também falam, sonham, desejam, sentem e vivem".
Ainda é um facto interessante desta parte porque o lívro termina com duas prosas poéticas onde o autor (o morto) dialoga consigo mesmo. A morte e o morto a falarem por si, numa verdadeira imaginação e reflexão profunda sobre a mente humana e as suas frustrações.

Aliás, o texto "MONÓLOGOS DA MORTE" que é o último é que será representado pelo actor Palito e pelo pequeno saxofonista Abel Mutisse no espectáculo de lançamento.

O Livro é editado pelo FUNDAC e conta com o prefácio do poeta brasileiro Rubervam Du Nascimento. A apresentação da obra estará a cargo de Lázaro Bamo.


NOTA: O livro já teve um pré-lançamento no dia 15 deste mês no Brasil na X Bienal Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza em que fui convidado a fazer parte. E foi ainda apresentado o espectáculo Monólogos da Morte do livro nos dias 22 e 23 na Escola Portuguesa de Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO