segunda-feira, 30 de julho de 2012

ARTISTA DA SEMANA: PÉROLA JAIME


PÉROLA JAIME


Pérola Jaime é Uma das mais sublimes referências da dança tradicional e contemporânea moçambicana, foi graduada como professora de dança pela Escola Nacional de Dança, em 1983. Posteriormente frequentou vários cursos de dança dentro do País, com renomados professores da Europa, de Cuba e dos Estados Unidos da América., assim como no estrangeiro, nomeadamente no Zimbabwe e em Portugal. Orientou workshops de dança em países como Brasil, Maurícias, Ilha de reunião e Noruega. Durante mais de duas décadas, foi bailarina da Companhia Nacional de Canto e Dança, tendo com a sua magia e desenvoltura, desempenhado os principais papeis dos bailados mais importantes da CNCD.
Actualmente é coreógrafa principal da Companhia Nacional de Canto e Dança e, nesta qualidade. Criou várias obras, duas das quais premiadas pelo FUNDAC. Do seu mosaico criativo, o destaque vai, indubitavelmente, para o “África Mítica”, coreografia que serviu de mote principal para a cerimónia de abertura dos X Jogos Africanos de Maputo-2011 e unanimemente considerada pela crítica como uma das melhores já produzidas em África e constituiu o aporte mais importante do país nesse grandioso evento continental, tendo sido por isso galardoada com o prémio de Figura cultural do ano.

1 comentário:

  1. Mandela e Mueche homenageados, no ICMA


    TEM sexta-feira pelas 19horas no Instituto Cultural Moçambique – Alemanha (ICMA) um evento de homenagem ao líder histórico sul-africano Nelson Mandela (Madiba) e do fotógrafo moçambicano Alfredo Mueche.
    O evento acontece no quadro das “Noites de Poesia” proporcionadas por fazedores da cultura daquele espaço de prática e exibição Cultural.
    “Magia do Diafragma” é o título da homenagem ao fotojornalista e editor fotográfico no “semanário domingo” Alfredo Mueche, para celebrar trinta anos da sua carreira.
    Trata-se de um diálogo entre poesia, fotografia, música e artesanato que caracterizará a noite que também contará com participações da banda de Reggae contemporâneo Gran’Mah, Dj Nandel, o colectivo de artistas Poetas d’Alma; a pianista Taila Carrilho; a rapper Iveth; o jovem escritor Alcidio Bila que vai expor no local o seu mais recente livro intitulado Xiphefu, e muitos outros convidados.

    ResponderEliminar

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO