segunda-feira, 30 de julho de 2012

EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2012 EM MAPUTO

ªESTARª

O MUVART – Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique organiza a sua 5ª edição da Bienal de arte contemporânea. A expo estará patente em 8 espaços na praça de Maputo nomeadamente:
Instituto Camões - IC, Associação Cultural Kulungwana, Centro Cultural Brasil Moçambique - CCBM, Instituto Cultural Moçambique Alemanha - ICMA, Fortaleza de Maputo, Galeria Karl Marx, Escola Nacional de Artes Visuais – ENAV e no muro do Campo de Estrela Vermelha cita Av. Vlademir Lenine.
As exposições serão inauguradas gradualmente ao longo dos dias de 01 a 11 de Agosto de 2012
Participam um total de 37 artistas, sendo 19 artistas nacionais, nomeadamente: Anésia Manjate, Filipe Branquinho, Butcheca, David Mbonzo, Faizal Omar, Falcão, Fornasini, Félix Mula, Idasse Tembe, Gonçalo Mabunda, Jorge Dias, João Graça (Pet), Mário Macilau, Mudaulane, Maimuna Adam, Mauro Pinto, Marcos Muthewuye, Silvério Sitoe e Victor Sousa.
Mais 18 artistas estrangeiros:
Africa do Sul - Stephen Hobbs & Marcus Neustetter
Angola - Victor Gama
Alemanha - Cornerlia Enderlein e Volker
Brasil - Cristina Bastos, Elke Coelho, Francisco Edilberto, Elisa Paixão,
Vera Albuquerque
França - Quentin Lambert
Portugal - Jorge Rocha, Susana Medeiros
Suíça - Luc Andrié, Elisabeth Llach, Gilles Furtwängler, Anne Rochat
Zimbabwe - Berry Bikle
Para garantir a participação dos artistas estrangeiros o MUVART convidou 4 curadores internacionais, nomeadamente: Isa Bandeira, Vanessa Diaz, Luc Andrié e Raphael Chikukwe.
Os demais artistas nacionais e estrangeiros tiveram a assinatura da curadoria moçambicana constituída por José Teixeira e Jorge Dias.


Programa de Expo-2012


A expo Arte Contemporânea Moçambique foi criada em 2004 e desde a sua origem tem sido um projecto de expressão artística de pedagogia social, e um desígnio de formação de mentalidades inquietas e
questionadoras. A Expo Arte Contemporânea é um projecto internacional e colectivo de expressão artística concebido com o objectivo de promover a investigação, inovação, criação, reflexão e partilha de experiências em torno da arte contemporânea. Vem ao longo dos últimos 10 anos consolidar o trabalho dos artistas contemporâneos moçambicanos como intervenientes na sociedade em que vivem, e acentuando a responsabilidade assumida pelos artistas no campo das artes, e na ampliação de iniciativas de empreendedorismo.
A expo Arte Contemporânea para além de promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, também estabelece um modelo de funcionamento organizativo e artístico que consiste na identificação de fazedores de arte, críticos e inovadores, potenciando as concepções sobre artes visuais e produção cultural no campo intelectual e artístico moçambicano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO