terça-feira, 8 de março de 2011

Roland, contra ataca e faz revelações bombásticas do caso

Por Serôdio Towo

Jornal Escorpião

Roland, produtor da pequena cantora Cuca.

Depois da entrevista concedida há sensivelmente duas semanas ao nosso jornal pela mãe da pequena cantora Cuca e a própria artista, e, tal como prometemos procurar o produtor desta menina, Roland aparece em jeito de safar sua imagem que diz ter sido beliscada e manchada pelas fortes acusações que nossas entrevistadas proferiram no referido trabalho. Roland bombardeia a mãe da Cuca afirmando que, ela vê a sua filha como escudo de negócio. Ademais, nega que Cuca tenha cantado em Copenhaga diante de Barack Obama, assim como que tenha actuado na África de Sul onde ganhou o prémio de melhor Gospel de África. A seguir a longa entrevista por ler atentamente.

Como é que encaraste a publicação da entrevista concedida pela mãe de Cuca e a filha?

- A entrevista publicada neste jornal me surpreendeu, porque para mim, investir numa criança, muito talentosa, mesmo que seja muito nova, que tem dom para cantar, não quer dizer que estou a tirar proveito disso a curto ou longo prazo. Quando eu olho para Cuca, vejo-a, como talento que me apaixonei pela sua voz. E fiz um empenho, uma dedicação, que até é reconhecido a nível nacional e internacional de modo a ajudar os primeiros passos desta cantora e talvez encaminhar a ela para uma carreira de sucesso porque ela tem essa capacidade. Mas nunca foi intenção minha tirar qualquer lucro nisso, muito mais porque ela ainda não lançou nenhum disco, nem ensaiou com uma banda para fazer grandes shows, pois julgo que Cuca, ainda tem muitos compromissos com a escola daí que não dá para fazer um trabalho profissional nos próximos anos.

Eu já tinha acompanhado que existem pessoas atentas e de olho nela as quais pretendem se aproveitar e uma dessas pessoas é a sua mãe. As outras estão mais ligadas a igreja que querem se aproveitar do talento da miúda e dos meus investimentos. LEIA MAIS...

Quem são essas pessoas da igreja?

- Depois de um ano a trabalhar com Cuca vim a conhecer mais tarde o pastor James que também faz parte dessas pessoas.

Que tipo de acordo foi feito com a mãe de Cuca até ficares todo este tempo como produtor dela?
Cuca

- Quando conheci a Cuca, eu estava a trabalhar com o Fama Show e tinha muita popularidade. A Cuca, aproximou-se a mim e cantou uma música que gostei, seguidamente entrei em contacto com a mãe! Contei a ela a minha experiência, o trabalho que fiz com a cantora Shonyl. E disse a mãe de Cuca que, não ia trabalhar sozinho com a menina, pelo que acabei criando uma associação denominada “Academia de Sonhos”.

E a seguir disso o que é que foi feito, houve algum acordo rubricado?

O acordo que rubricamos foi verbal não houve nada por escrito. Mas, a seguir a isso, eu, tive que empreender esforços com várias personalidades, não só para promover a Cuca, assim como outros talentos infanto-juvenis. Então, surgiu a aposta para a criação de um grupo musical denominado “Seguindo os Sonhos”, onde a voz principal era dela a Cuca, mas ela não era a única e fizemos as gravações e algumas apresentações em público.

E porque é que não houve um acordo por escrito?

- O nosso acordo foi simplesmente verbal, porque eu fiz um acordo por escrito que já está com a dona Tina (mãe de Cuca) há muito tempo. Na altura do referido acordo verbal, eu prometi que iríamos dividir todas as receitas e que eu iria investir o meu dinheiro e ela não iria fazer nada. Prometi também pagar os instrumentistas, o estúdio, e tudo que fosse necessário para que o produto saísse e a divisão dos lucros seria por igual.

E porque é que optaste por um acordo verbal e não por escrito atendendo que o senhor era o mais experiente na área?

- É simples, porque este é um contrato e as modalidades de pagamento que eram favoráveis para ela, mesmo em relação ao agenciamento, eu disse que todos os eventos eu iria tomar responsabilidade. Todos os custos, a publicidade, a comunicação transportes tudo o que for necessário para o lançamento da imagem dela e em contrapartida, a Cuca receberia 50%.

Mas falaste também de haver um contrato que entregaste a mãe o qual não foi assinado. Como é que isso aconteceu?

- Sim existe um contrato que entreguei a ela há muito tempo e não chegou a assinar. Não sei os porquês, mas imagine outra coisa que aconteceu nós, eu e o Julinho, meu parceiro do Big Brother, por exemplo, já insistimos a dona Tina para abrir uma conta em nome da Cuca onde a grande parte do dinheiro seria depositado para a menina criar base do seu futuro o que não aconteceu. Quem gere o dinheiro da filha, é a própria mãe.

E o que mais foi feito no sentido de ter tudo em ordem em relação as responsabilidades?

Com estas atitudes da mãe, o Julinho se aborreceu e já não quer mais saber, pois não é uma situação favorável, mesmo a mim ela “queimou-me”, no ano passado quando procurou com a Cuca e mais um filho, uma empresa para agenciamento da menina, por isso já há seis meses que eu não realizo nenhum espectáculo só para perceberes até quando é que, ela age e reage.

Disse que pediram a mãe para abrir uma conta onde depositariam dinheiro para o futuro da Cuca. Qual é esse dinheiro e porque a mãe, diz que a menina nunca o recebeu?

- Durante nove meses à partir de Janeiro de 2010, que trabalhei com a Cuca na produção de espectáculos onde ela actuava. Todo o dinheiro combinado foi pago e totalizou cerca de 33 mil meticais. Este valor é correspondente apenas as apresentações que eu organizei, como por exemplo 10 mil meticais ganhos na AR, onde a divisão foi por igual, uma festa de aniversário no Hotel Cardoso com o total de 4 mil também com divisão por igual, dois eventos onde a mãe da Cuca é que recebeu o dinheiro e deixou-me ficar com apenas 25 por cento, em vez do combinado que seria 50 por cento por cada parte, um evento de uma empresa num hotel com total de 8 mil de Cash, mas Cuca recebeu 6 mil, em vez de 4 mil que tinha como direito. Na Feira do Doce na Fortaleza do Maputo uma apresentação que custou 8 mil meticais ela ficou também com 6 mil, porque já mostravam totalmente interesses financeiros e disseram que não vão me dar mais 50 por cento e deram-me apenas 25 por cento e no total ela teve o valor acima que mencionei.

Para que se registe este tipo de situações significa que, existem problemas entre vocês e quais são?

- Não! Eu julgo que, aqui o que está em causa é o interesse financeiro por parte da mãe pois repare que, mesmo o disco de gospel que eu estaria a frente, ela disse que não seria mais eu a produzir, pois ela já tem alguém para fazer esse trabalho. Eu julgo que a mãe da Cuca não devia agir desta forma comigo porque, apesar de a filha ter conseguido sucesso na música que eu produzi a qual, ela participou no concurso de Gospel Music Aword's na África do Sul, não significa que ela já esteja capaz de se guiar sozinha. Mesmo assim, a mãe disse que arranjou pessoas que vão se comprometer com tudo, elas vão pagar, gravar e comercializar o disco dela e que não precisariam mais de mim. Até hoje não sei quem são essas pessoas, perguntei a ela, quem são os instrumentistas, ela disse que não sabe mas eles vão fazer tudo só que nunca me avançou nomes.

Como é que trabalharam na gravação do tema que lhe conferiu prémio na África do Sul?

- Eu tinha contratado músicos de grande referência como é caso de Bernardo Honwana, filho de Xidiminguana e músicos internacionais para garantir uma boa qualidade do disco, porque eu tenho olhos para o mercado internacional e não para nacional.

Ao que nos pareceu aquando da entrevista com as duas, o maior problema que a mãe da menina tem é a falta de remuneração no trabalho que a filha faz. Quer comentar?

- É! Pode ser mais ao menos isso porque, a mãe da Cuca agora vê a filha como escudo de negócio. Alem dos exemplos que eu adiantei aqui, do tão bem que já fiz para a Cuca ainda mais, ela a mãe esquece-se que pediu-me ajuda em 30 ou 50 mil meticais para compra de um carro e recusei dizendo que já lhe emprestei dinheiro quando estava doente na África do Sul e não pagou, pelo que desta vez não iria ajudar. Isto também foi depois de um conselho porque ela pretendia comprar carro muito usado e eu lhe aconselhava o contrário e deu no que ela disse no jornal que o carro parou de andar. Além disso, ela já se aproveitou em várias ocasiões, que a menina teve actuações e dizia que a Cuca precisa de roupa e as pessoas ofereciam roupas, dinheiro até celulares. Repare que a menina chegou a ter volta de cinco celulares em um ano e meio, porque diziam que ela perdeu e as pessoas iam dando sempre e mais coisas.

Esse tipo de actos ou atitudes era constante?

- Sim! Foi assim até aquando da deslocação para África do Sul, mesmo não se tratando de um show, porque ela não cantou lá, mas os pedidos foram feitos.

Como é que dizes que ela não cantou na África do Sul e o prémio de onde é que veio?

- Olha foi uma música produzida por mim, que ela cantou no meu escritório, aquando da captação da voz dela, estavam a trabalhar grandes instrumentistas quem os pagou fui eu, foi uma música que para a sua produção gastei cerca de 10 mil meticais. Depois da gravação, fiz a inscrição que custou 500 rands para meter a música no concurso, enviamos para a África do Sul, depois fomos informados que fazíamos parte das quatro musicas seleccionadas para a categoria de melhor gospel africano, com direito a convite para duas pessoas assistirem a gala, quer dizer, o produtor e o interprete da música. Era apenas para assistir a gala, não era um show ou espectáculo onde ela subiria ao palco para cantar.

Portanto ela não subiu ao palco e nem cantou?

- Ela subiu ao palco quando foi anunciada para receber o prémio. Todos os vencedores fizeram o mesmo para agradecimento e recebiam o troféu, mas ela nunca actuou na África do Sul, nem na Suazilândia muito menos Copenhaga. Elas deram informações que não sei onde buscaram. A mãe da Cuca aproveitou-se da situação e foi dizendo para as pessoas que a menina precisava de pagar custos da digressão.

Agora vamos para coisas sinceras. Quais são os custos da digressão?

- Se uma pessoa vai de carro até aqui na África do Sul e a acomodação está paga pelos promotores então quais são os custos que existem? Mas ela, fez uma campanha bateu as portas, fez cartas para pedir apoio a várias pessoas e instituições e tirou-se muito dinheiro, tudo isso ela é que fez e não eu. Ainda mais, ela fez agradecimentos mencionando essas pessoas, como o Momad Bashir Suleimane, Verónica Macamo e até apelou-se a vários deputados para contribuírem dinheiro para ela, eu nunca fiz isso. Perguntei para mim mesmo, porque não me foi pertinente pronunciar sobre o assunto. Isso é por causa de uma música que nem foi produzida por ela, e só cantou com único ensaio e a única gravação que ela teve em 2010. Estou a falar de um ano inteiro. Foi apenas essa música. Cuca, não participou em nenhum ensaio durante o ano 2010. Não gravou nenhuma música, só meteu a voz, numa tarde, nem entrou no estúdio mas sim foi no escritório, porque não tinha tempo e gravamos a música. Agora eu pergunto, se merece um prémio desses? Um reconhecimento que até o jornal notícias indicou a menina como personalidade do ano só por uma tarde. Tantos artistas se empenham, cantam, actuam e ganham a desgraça. Agora vem uma criança, mesmo com um talento, grava uma música numa tardinha, recebe prémios e fica honrada em vários eventos ao mais alto nível. Isso é injusto! E porquê é que a mãe tinha que fazer uma angariação para uma digressão dessas?

Não tinha custos nenhuns, porque tudo tinha sido pago pela organização lá na África do Sul!

A mãe da Cuca disse-nos que esse prémio valia 5 mil rands e não recebeu, mesmo depois de ter enviado -lhes o número de conta …

- Enviou-lhes número de conta dela?

Sim! Foi o que ela disse na entrevista.

- A pessoa que fez a inscrição da música, que assinou o compromisso com os organizadores do concurso, fui eu e tinha que indicar o número da conta. Portanto, indiquei a minha conta como produtor da música que venceu e até hoje não tenho nenhuma resposta, a última informação que recebi deles foi em Dezembro e diziam que teremos que esperar até o dia 22 do mesmo mês porque quem cuida dessa parte não são eles é uma empresa e até hoje não me disseram mais nada e já desconfio que não dizem nada porque estão a ficarem confusos em relação ao número para qual devem enviar o dinheiro. Se eu tratei isso tudo porque não me deixam concluir? Ela tem medo que eu não lhe dê os 50 por cento do prémio?

A mãe da Cuca disse na entrevista que a menina actuou em Copenhaga. O que é que isso significou em termos de rendimento?

- Cuca nunca cantou em Copenhaga! Ou então peço para que me mostrem a imagem onde ela subiu ao palco e cantou para o Barack Obama. Isso é uma falsa informação que elas lançam. Ganhei um concurso sobre mudanças climáticas com um documentário no ano 2009 eu, fui um dos que recebeu o prémio desse concurso, entregue pelo vice-presidente dos Estados Unidos da América e o filme foi apresentado em Genebra na Suiça em Julho do mesmo ano. Por isso, eu recebi o convite para participar na cimeira sobre mudanças climáticas e como nós temos um programa na televisão que sensibilizavam crianças sobre os mesmos aspectos, tive a possibilidade de convidar alguns membros da associação “Seguindo os Sonhos” para uma capacitação e troca de experiência, com outros participantes da cimeira para melhor difusão da informação sobre o assunto. Fiz uma música intitulada Mr. President, cantada em Inglês pela Cuca, e que fiz o respectivo vídeo que retrata um apelo de uma jovem cantora moçambicana aos presidentes para ter mais responsabilidades as futuras gerações.

Fizemos filmagens, ela, na água, como vítima das cheias, aspecto de um país em vias de desenvolvimento. Assim que os grandes chefes de estados que participaram do evento, incluindo o Barack Obama tomem posições certas para futuras gerações. A cuca, foi a Copenhaga por esse fim e como a mãe dela também faz parte da associação, persuadi a uma organização que me levava para lá, para arranjar maneiras de contemplar também a mãe da Cuca.

Qual organização?

- Ivent, uma organização alemã. Pagou os custos da viagem os vistos, a acomodação em Copenhaga que foi muito carro e pagou um cachet diário, para algumas despesas como a alimentação.

Quanto pagava por dia?

- Acho que eram 35 dólares ou euros, já não me lembro exactamente. E era muito porque nós tivemos uma casa com todas condições e não tínhamos custos de ir comer em restaurantes.

Usou-se esse dinheiro para fazer compras de outras coisas, como presentes de natal para a Cuca, isso ela recebeu antes doutras pessoas que lhe oferecerem roupas no mesmo período. Não estava combinado nenhum cachet, muito menos uma actuação de que receberia algum valor. Por isso não sei de onde vem essa reclamação. Mas Obama apareceu nesse evento de surpresa fez apresentação do seu relatório na sala de conferências, onde nós nem sequer tivemos acesso, estavam também o presidente da China, e o Lula da Silva. Mas deixa dizer que, a Cuca participou numa conferência paralela onde estava o Barack Obama, mas ela nunca cantou para ele, apenas cantou essa música que está na Internet que vai constar no álbum dela que vou produzir.

Vai produzir o álbum. Qual é o actual relacionamento entre o Roland, Cuca e mãe dela?

- Pode imaginar que está péssimo. Porque eu depositei uma confiança nas duas - Cuca e a mãe. A menina é menor de idade e logicamente, com facilidades de se deixar levar pelos comportamentos de quem é responsável por ela. Sempre tive dificuldades de trabalhar com Cuca e isso começou no projecto “Seguindo os Sonhos”. A minha intenção era formar um grupo de adolescentes e crianças que junto cantam para outras num projecto virado para as vulneráveis. Eu pessoalmente nunca quis que, a Cuca cantasse sozinha, nem ela queria. Mas a mãe dela não queria dividir dinheiro com as outras crianças e por causa disso tive problemas por exemplo com a mãe das gémeas que estavam na mesma igreja com ela. Mas todos conheciam o referido projecto e cantavam para várias figuras como o Nelson Mandela no seu aniversário em 2008, cantou também cantou para o presidente Lula da Silva que depois a convidou para o Brasil! Não tenho conhecimento de nenhum evento que combinamos um cachet e não pago! Tenho a honra de dizer isso. Todos os promotores honraram com os seus compromissos. O único evento de onde não foi pago o cachet foi com o grupo “Seguindo os Sonhos”, na inauguração do Ministério da Mulher e Acção Social nas novas instalações. Tivemos duas actuações que não foram pagas uma na Escola Secundária Josina Machel e a outra num dos hotéis da praça em ambas o presidente da República esteve presente. Essas actuações não pagas, não foram os da Cuca, foram do grupo “Seguindo os Sonhos”.

Mas ainda cantam em grupo?

- Não, o grupo parou logo nessa altura porque houve muito barulho, mesmo o pai do Mangaze Júnior, acusou a mim de ter os burlado e à partir daí, eu não produzi mais eventos com eles. Mas este ano desejo reactivar esse grupo e já começamos a seleccionar talentos.

Falando do grupo “Seguindo os Sonhos” e sobre a Academia. Com a dispersão das crianças membros e fazedores do projecto, qual será o futuro do mesmo?

- O projecto tem cerca de sete apresentadores que voluntariamente, comigo, sem nenhuma remuneração para todos, nos dedicámos para gravações do mesmo lutando desta forma contra casos de abuso de menores e garantir a promoção de talentos para a música e dança.

Este projecto não tem nenhum patrocinador?

- Não! Por isso desde a semana passada (domingo), anunciámos que vamos ter que parar até que apareçam os patrocínios. Quem faz um trabalho voluntário hoje em dia que ainda gasta o seu dinheiro? Eu gasto muito dinheiro para garantir a produção do programa e, alguém ainda acusa-me de falta de seriedade. A atitude dela a faltar verdades, é feia e não há condições de se relacionar com essa pessoa.

Fora do programa de televisão, a “Seguindo os Sonhos”, tem outras actividades? Quais são?

- Em principio temos várias actividades na sensibilização de jovens e adolescentes, nós queremos produzir anualmente um CD de músicas infanto-juvenis, porque no país isso não existe, queremos produzir vídeos para divulgar os direitos das crianças.

Participamos ainda em seminários, como esse da Copenhaga para capacitar jovens e adolescentes. Especialmente a Cuca precisa muito disso, porque sinto muita falta de cultura geral nela. Nunca vi ela com um livro sobre isso, se não um escolar ou da igreja.

A Cuca cantou também no evento organizado pela TVM, Gala do Beneficente, na Beira. Ai também não houve nenhum cash porque os organizadores pagavam apenas os custos da viagem e alojamento dela e as minhas despesas tive que pagar pessoalmente. Portanto, eu fazia um trabalho voluntário ainda arcava com as despesas aonde é que vou chegar?

Quando é que começam a azedar as suas relações com a mãe da Cuca? E quando começas a perder forças de trabalhar com a menina?

- A relação em termos de confiança com a mãe da Cuca, nunca foi boa, principalmente nessa separação do grupo “Seguindo os Sonhos”, porque notei interesses financeiros por parte dela. Ela não queria que a miúda cantasse com outros colegas isso, por causa da divisão do dinheiro. Mas essa decisão da mãe não agradava a própria menina pois não se sentia bem cantando sozinha numa gala. Ela, já manifestou que gostaria de cantar com outros para não se sentir sozinha no palco.

E qual é o seu comentário em relação as ameaças contra ela que a mãe se referiu na entrevista?

- É lamentável a menina não merece isso mas a mim me espanta como é que as pessoas conheceram o número da Cuca porque nunca usamos o dela mas sim, o da “Seguindo os Sonhos” através dos cartões de visita. A fama não só tem coisas positivas, tem também um lado negativo, por isso tem que cuidar bem da imagem da criança, especialmente, para tentar prevenir situações como essas.

Para ti quais podem ser as razões das ameaças que a mãe diz que Cuca está sendo vítima, ou o que deve fazer para evitar as mesmas?

- Olha no programa “Seguindo os Sonhos”, por exemplo, ela podia mostrar a sua face de humildade, junto das colegas, apelando para os direitos da criança, eu acho que com esse gesto ninguém pode ser perseguido. Mas se alguém entra numa Limusina, bem vestido e cantar para grandes personalidades, logicamente a sociedade em geral desconfia que ela ganha muito dinheiro. Se fosse o grupo “Seguindo os Sonhos”, tudo seria fácil porque já não é a Cuca sozinha a entrar num carro luxuoso, mas um grupo e todos cantariam para grandes figuras. Então, não haveria o risco de todo o ódio se concentrar numa pessoa só. Se eu faço trabalho com as colegas, incluindo a mãe da Cuca, como membro da “Seguindo os Sonhos”, não correria risco de ser difamado, porque a Academia tem um estatuto, uma Assembleia, porque tudo que seria tratado, para a promoção das crianças seria numa forma de comunidade.

Qual era o papel da mãe da Cuca como membro da Academia de Sonhos?

- Ela é membro fundador da Associação Academia de Sonhos, juntamente com o filho dela são vários elementos da família dela que são membros da Academia de Sonhos!

Familiares como quem?

- Como o irmão da mãe, a namorada do filho, acho que, seis dos 11 membros da academia são familiares dela.

Em algum momento terão sentado para debater estas ideias controversas que existem entre vocês?

- Não! Dessa complicação nunca falamos e só apareceu na semana passada. É a primeira vez que a mãe da Cuca me acusou. Tem piada que a menina Cuca, mesmo recentemente acusou a mãe dela de não lhe dar nenhum dinheiro quando recebe cachet. Eu tenho testemunhas para confirmar isso. Mas, eu julgo que se de facto houvesse uma divida que eu tenha recebido dinheiro e não dar a Cuca, teria reclamado nessa mesma altura. Porque agora seis meses depois de eu ter parado de organizar eventos é que a reclamação aparece? Isso é ridículo.

Deixou de organizar espectáculos para Cuca e continuou a trabalhar com ela no programa televisivo?

- Sim eu continuo a produzir o programa com a Cuca e com outros colegas para apresentar o programa.

Disse que o programa televisivo vai parar. Quando isso vai acontecer?

Já aconteceu a última edição no último Domingo. Nós anunciamos publicamente e já recebemos muitas comunicações acerca disso, porque era um programa com muita audiência, mesmo sem patrocínio nenhum, mas eu consegui isso em dois anos e sem ganhar nada, por isso, já é tempo de me dedicar a trabalhos que me dão rendimento.

O Roland tem muita experiência profissional e como disse tem ajudado muitas pessoas e depois é mal percebido. O que fez como medidas para evitar as aludidas más interpretações pelo menos com a Cuca?

- Eu disse a mãe que para produzir para Cuca, era preciso criar uma base de confiança extrema com os pais, neste caso, uma vez que os pais estão separados seria com a mãe. Durante anos eu fui membro da família. Fui chamado como pai da Cuca e só nessa fase da Academia de Sonhos é que aceitei trabalhar. Porque depois de várias experiências que tive com outros artistas que muito se aproveitaram do meu esforço até financeiro e depois difamaram-me, como são os casos de Shonyl, Dilon Ndjidji, com o projecto Mabulo, Eyuphuro, passei a ter muito cuidado e quero com isto dizer que antes de ir longe deste projecto, primeiro trabalhei no espírito de confiança mútua.

O que pensa em fazer no futuro? Será que pretende declarar o encerramento da Academia de Sonhos, uma vez que se está a afundar?

Dona Tina, mãe da Cuca
- A Academia de Sonhos é um projecto que tem tudo para dar certo. Tive uma reunião com o ministro da cultura, ele disse que vai ajudar, o Gabinete da Primeira-Dama também disse o mesmo.

Esse projecto já tem tanta audiência e fama que com certeza terá muito futuro. É apenas uma situação financeira na qual investi meus recursos, o que me obriga a parar, mas irei mais tarde continuar com o projecto, pois ele tem tudo para dar certo. Porque é que digo isso? Nós notamos que a sensibilização sobre certos problemas, como o sida e a malária as crianças e adolescentes são desprezados, uma vez que as mensagens divulgadas não pegam para essa faixa etária e nós fazemos uma coisa diferente em que trabalhamos com música e animações, com os próprios adolescentes.

Quanto dinheiro já gastou pela associação desde a sua existência?

- Já foram transmitidos cerca de 40 edições do programa na televisão e sempre tentei reduzir os custos, normalmente um programa de televisão com essa qualidade é bastante caro. Gastei aproximadamente USD 40 mil o equivalente a USD 1000 por cada edição.

E onde foste buscar esse dinheiro se não tem patrocínio?

- Risos …. Exploração de menores?

Na verdade sou um realizador de cinema onde já realizei vários documentários e grandes filmes e posso dizer que ganho bem com isso, porque consigo fazer muita coisa sozinho. Também antigamente estive na Alemanha, e lá fiz bons negócios. Sempre fui uma pessoa folgada que nunca precisava numa situação de aflição de fazer um trabalho por obrigação ou para dinheiro, sempre pude escolher o meu destino, fazer as coisas que gosto. Faço o programa Academia de Sonhos para as crianças com uma paixão porque gosto delas e gostaria de contribuir um pouco para a sua felicidade e estou a conseguir fazer isso. Eu apostei na Cuca. Cuca, por causa da voz dela, não porque sou amigo da mãe ou porque ela é filha de um rico e onde ganho algum. Ate porque ela é de um nível social baixo. Se aposto num talento desses e não aposto em outros, porque vem os filhos de embaixadores, filhos de ministros que querem ajuda do tio Roland, mas apostei nela, por causa do seu talento e pela minha paixão de produzir música de qualidade. Se fosse pelo dinheiro, só para dar um exemplo, apostava no Mangaze Júnior que também tem talento e muito fácil com apoio da família dele.

Que apelo quer deixar a mãe da Cuca, a sociedade e as autoridades em geral?

- Em relação a Cuca, uma vez que a sua imagem está lançada e promovida neste país, como parte do meu empenho para tal, espero que as pessoas tenham boa fé e ajudem-na, especialmente para o seu futuro e que a protejam para que não seja abusada e explorada.

Alguns músicos de renome neste país já disseram-me que a miúda está perdida, isso foi muito antes da entrevista. Por exemplo José Mucavel disse-me que a miúda está perdida porque está crescer mas não tem raízes culturais, não conhece a música, não conhece bem a cultura do seu país e não tem humildade necessária para caminhar nesta carreira e esta posição não é apenas deste músico é de outros também.

Admite a possibilidade de se reconciliar com a mãe da Cuca?

- Pessoalmente não tenho problemas. Ela tem na sua mesa uma proposta de contrato desde há muito tempo. Esse contrato visa regularizar, uma vez que eu investi na miúda. Consta do mesmo, as obrigações e vantagens, uma das obrigações é abertura de uma conta em nome da Cuca onde vai ser depositado os cash dela. Se ela cumprir com isso vai reduzir a possibilidade da miúda ser explorada. Neste caso se ela não assina o contrato não haverá nada. Mas precisa se ver o que vai se fazer com o investimento já feito. Eu realizei gravações ao mais alto nível. Um dos teclistas do disco da Cuca é dos Estados Unidos e encontra-se neste momento em Canadá e está muito comovido nessa ideia de produzir para uma criança africana que vai se tornar numa grande estrela internacional. É muito importante juntar-se as forças, especialmente porque a Cuca tem grande potencial de ser uma referência do nosso país, porque só juntos podemos fazer algo bom. Também apelo a mãe da Cuca para fazer algo em benefício do futuro da miúda, porque não é uma criança carenciada como aparece por aí não é. Eu não vejo motivos de argumentar que ela as vezes vai sem lanche para a escola e que não tem dinheiro de chapa, isso é ao nível muito baixo eu vou fazer o quê com isso. Ela tem padrinhos agora, que lhe ajudam em dinheiro e também sempre recebeu e recebe a minha ajuda. Já fui chamado ao Gabinete da Primeira-Dama, por causa de uma carta que eles receberam. Essa carta dizem que foi escrita pela Cuca, mas não foi ela, foi a mãe.

O conteúdo da mesma difamava-me, como uma pessoa que se aproveita da miúda, que as vezes ela não tem lanche que eles não tem dinheiro para pagar credelec, então eles me chamavam porque achavam que sou a pessoa competente para guiar a carreira da miúda. Eu disse que estava surpreendido com a carta para mim, revelou-se um nível muito baixo, porque é que fazem isso.

Disse que ela ganhou muito dinheiro. Quanto é que foi?


Cuca, Primeira Dama de Moçambique e Roland

- Não sei dizer mas recebeu dinheiro de muitas pessoas, porque ela nunca joga cartas abertas, eu nem preciso saber, mas depois me acusa coisas que não as entendo. Acusa-se normalmente uma pessoa numa situação de falta de sucesso e não com tanto sucesso, como a filha está a ter. Se as acusações falaciosas que hoje profere contra minha pessoa constituíssem verdade, ela teria se pronunciada logo que a filha teve o prémio e não quatro meses depois. Repare que eu deixei de produzir espectáculos com ela a pedido da própria mãe. Numa entrevista à STV, disse que a mãe vive de costura e isso é uma mentira e fácil de provar o contrário que nem sei porque ela chegou nesse nível. Ela nem pode viver assim. Disse na mesma televisão que já era agente da própria filha porque não confiou mais nos outros, preferia assim.

No ano passado a Cuca cantou no aniversário da Primeira - Dama, mas este ano não porquê?

- Para mim são três problemas grandes. O primeiro é a minha imagem que uma vez mais está prejudicada, mas isso já estou a habituar. Segundo eu fiz um investimento especialmente na produção da Cuca na produção de um álbum da música ligeira e outra de gospel, se não vai se editar este álbum de como produzi como ficarei com o investimento?

E eu trabalho com artistas profissionais que devem ser pagos. O terceiro é o próprio futuro com a carreira que só agora começou porque qualquer um que lhe pegar agora, por mais que produza de qualquer maneira ela vai se sair bem.

Mas para além dos espectáculos que produzia Roland terá feito algo para melhorar o nível técnico da menina?

- Sim já! Fiz grandes investimentos mandei a ela estudar piano, na escola de música mas desistiu alegando falta de tempo por causa da escola e igreja. Depois meti a ela para estudar música, com um dos melhores professores que tínhamos no país, o Professor Ricardo, que faleceu no ano passado e mais uma vez ela desistiu. O professor ligou-me a dizer que já não queria dar mais aulas a Cuca porque era faltosa e eu pagava 25 dólares por hora.

O que achas do futuro da carreira da Cuca?

- A Cuca pode ser uma grande referência desse país como foi a Lurdes Mutola, o Eusébio, entre outros a responsabilidade não é só do Roland, mas sim de todos. Por exemplo, eu espero medidas concretas das autoridades competentes e vou procurar o ministro da cultura para lhe dizer isso. As autoridades competentes devem tomar medidas concretas pela formação da miúda e pessoas que queiram prejudicar a sua carreira, porque é fácil de identificar essas pessoas. Em Moçambique, nunca ouvi um artista a falar bem do outro. É um país que tem uma competição selvagem e vejo isso desde os vinte anos que vivo nesta terra. Acredite que, com um pouco mais de trabalho a Cuca pode produzir o melhor álbum em Moçambique que nem a Mingas em 30 anos de carreira teve.

Mas porque razão Roland é sempre acusado de explorar artistas?

- Neste país onde tem falta total de uma política de promoção e desenvolvimento cultural se uma pessoa está a investir sozinha ou uma empresa, e esse projecto tem grande sucesso, como teve a Shonyl, projecto Mabulu e Eyuphuro, logicamente os invejosos tem jogo fácil para agir. Aqui em Moçambique, alguém pode fazer um espectáculo onde os artistas devem ganhar 10 mil meticais, e depois dizerem que é exploração tinha que ser 50 mil ou mais. E os nossos artistas, não tem conhecimentos dos direitos de autores, não sabem interpretar um contrato de espectáculo, não estão capacitados para entender o que é o marketing na música, qual é a função do promotor, agente eles pensam que estão a ser explorados. Nenhum artista tem um documento especificado com um contrato que possa dizer que o Roland burlou até hoje. Mas até, já foi publicado em jornais, rádios e televisão o que adianta! Eu sou apaixonado pela música, e pela moçambicana em particular. Eu vim para aqui pela paixão pela música moçambicana. Eu fui assistir naquela altura a Orquestra Marrabenta e o grupo Eyuphuro no grande festival em Berlim e isso me fez querer conhecer este país. Cheguei aqui esses grupos já não existiam, estavam separados, a banda Orquestra Marrabenta, o Eyuphuro estavam todos separados, fui para Zena Bacar, organizei a vida dela para voltar a Maputo e juntar aos colegas e reformar o grupo Eyuphuro.

Todos espectáculos que levei artistas, sempre houve contrato onde era estipulado o cachet combinados e sem apoio de ninguém e eu pagava tudo, eles sabem disso. Eu, promovi a música moçambicana além fronteiras com muito sucesso, facto que mais ninguém conseguiu atingir incluindo com os álbuns que ninguém já produziu.

Roland onde é que foste buscar fundos para todos esses projectos?

- Vinham dos cachet. Mas quem corria o risco de pagar os custos da organização, viagens e alojamentos pois não havia dinheiro adiantado era eu. Até uma vez fiquei aflito porque paguei USD 14 mil para uma digressão à Austrália com espectáculo já marcado e que, os vistos demoraram chegar mas as passagens já estavam pagas. Quem poderia me reembolsar: Ninguém!

Hoje em dia quais são as suas relações com Zena Bacar e Dilon Ndjindji? São boas?

- Com o Dilon Ndjindji, são boas, fala bem na imprensa, me elogia, as vezes até fico surpreendido em me elogiar uma vez que já não trabalhamos juntos e não há tantos motivos para continuar a elogiar me. Acho que enquanto estou calado sobre a dívida que ele tem comigo, pelo dinheiro que recebeu da editora que tinha que dividir por 50 por cento, enquanto fico calado, não vejo motivos assim de um mão relacionamento, só quando vou reclamar dos cachet, com certeza vou ter problemas com ele.

E em relação a Zena Bakar?

- Com Zena Bacar é difícil, porque com o grupo Eyuphuro sempre tive problemas antes. Os fundadores tinham abandonado o projecto, haviam contractos que foram desonrados por outros membros do grupo. Já não faço produção deles e se aproveitavam dos meus contactos em Brasil para actuarem lá em festivais. Sinto falta desse grupo, porque já não produz discos e já não se apresentam em grandes palcos. Essa situação é lamentável porque um grupo assim que identifica a cultura moçambicana, depois desaparece, pena que ninguém se preocupa com isso, nunca alguém do Ministério da Cultura me chamou para se integrar na situação do grupo e na minha situação pessoal e isso mostra que ninguém leva a cultura e a música séria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO