quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grupos moçambicanos fazem sucesso no Rio de Janeiro


FESTLIP 2011, que decorre durante quinze dias na cidade Carioca do Brasil, junta mais de 500 artistas entre actores, encenadores, dramaturgos, músicos e jornalistas dos países da CPLP, tem sido a maior atracção nesta época.
Rio de Janeiro e arredores, são os locais que acolhem as exibições teatrais dos grupos convidados do Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Angola.
A exposição fotográfica e de gastronomia típica dos países participantes, continuam abertas até ao próximo dia 31 de Julho corrente.
Fim-de-semana, último ficou caracterizado pela grande movimentação musical de vários grupos convidados. Destaque para Celso Mawai, timbileiro consagrado de Moçambique que levantou a plateia ao ter actuado para milhares de espectadores que aplaudiram e dançaram sob os sons da nossa timbila. Em parceria com a banda brasileira Afro Raggae da cidade paulista de São Paulo, o timbileiro Celso, constituiu a grande atracção dos Media local. Grupo de Samba da Mangueira (um dos melhores da região do Rio de Janeiro), foi igualmente a outra maior atracção do público caracterizado pelo trio das exímias bailarinas.
No decorrer do festival, as actividades dão seguimento: exibições de teatro dos grupos participantes. Paralelamente ao festival, no dia 21 corrente, os jornalistas convidados a cobrirem o evento internacional, participaram de um encontro com alguns membros do governo da cultura brasileira cujo objectivo foi a troca de experiências na matéria de cobertura de eventos ligados ao teatro em cada um dos países da CPLP. A multiculturalidade dos países presentes ao festival tem sido um atractivo dos turistas pela diversidade na indumentária. De Moçambique, está presente naquela cidade carioca a Rosa Langa, jornalista radiofónica (Rádio Moçambique), que semana passada fez parte da lista das celebridades mais bem vestidas daquela semana na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo Tânia Pires e Luciana Rodrigues, produtoras consagradas do festival, este movimento é fruto de uma iniciativa que pretende unificar todos os actores de teatro da CPLP, cuja a língua é a principal via de comunicação e graças ao apoio do corpo diplomático da CPLP, o evento ficou reconhecido no Brasil, em Africa portuguesa e Europa - disseram as produtoras.
Esta semana, estão agendadas oficinas de teatro dirigidas por consagrados dramaturgos e encenadores brasileiros e exibições de grupos de Moçambique, Cabo Verde, Angola, Portugal e o país anfitrião.

Esta Quinta-feira (28 de Julho) a partir das 18 horas exibem os grupos teatrais Raiz de Polon de Cabo Verde com a obra “Cidade Velha”, Henrique artes de Angola com a obra “Hotel Komarca’ e Improvisos de Portugal com a obra “mundo improvisos”.
O grupo Lareira de Moçambique constituído por Sérgio Mabombo, Diaz Santana, Rosa Langa e Elliot Allex, apresentam a obra “A cavaqueira do POste” nos dias 30 e 31 de Julho, a partir das 19 horas  no Centro cultural SESC Rio, Casa da Gávea (centro da cidade). Trata-se uma aguardada com muita expectativa por parte dos brasileiros e restantes participantes dado o conteúdo da mesma (crise financeira mundial), este facto que mexe negativamente com todo o mundo no sector económico de cada país.
O grupo Kudumba da actriz Cândida Bila, encerrou as suas exibições no passado dia 23 corrente com a obra “Ser Mulher”, cuja participação contou os preciosos préstimos do encenador e actor Elliot Allex. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO