segunda-feira, 30 de maio de 2011

MAPUTO ACOLHE CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS 2011


O IC-CCP em Maputo apresenta, com o apoio do Instituto Nacional de Cinema de Portugal, o Ciclo Anual de Cinema Português, entre 6 e 9 de Junho, no cinema Xenon.
Com entradas livres, serão apresentados diariamente dois filmes, às 18,00 e às 20,45 horas.
No corrente ano apresentam-se 4 filmes de realizadores portugueses, com a seguinte programação: Quero ser uma Estrela, de José Carlos de Oliveira (dia 06/06 às 18,00 h e dia 08/06 às 20,45 h), Duas Mulheres, de João Mário Grilo (dia 07/06 às 18.00 h e dia 09/06 às 20,45 h), Pele, de Fernando Vendrell (dia 06/06 às 20,45 h e dia 08/06 às 18,00 h), e, ainda, Assalto ao Santa Maria, de Francisco Manso (dia 07/06 às 20,45 h e dia 09/06 às 18,00 h).
Este Ciclo de Cinema é uma iniciativa que, com o apoio das Páginas Amarelas de Moçambique, tem permitido apresentar, nos últimos dez anos, ao público cinéfilo de Maputo, recentes produções cinematográficas, não só de realizadores portugueses mas também de outros países de língua portuguesa.
O Ciclo abre com uma ante-estreia do filme Quero Ser uma Estrela, rodado em Moçambique e com a participação de atores moçambicanos, designadamente Gilberto Mendes, Mário Mabjaia, Gigliola Zácara, entre outros.
Sinopse de Quero Ser uma Estrela: Moçambique: Teresa descobre que o marido, Xavier, se envolveu na prostituição de menores. Foge para a África do Sul onde encontra a filha da empregada, prostituída. Acaba por conseguir que a polícia moçambicana a salve e testemunha contra a rede de prostituição de menores.

Sinopse de Duas Mulheres: Joana, médica psiquiatra de 40 anos, é casada com Paulo, executivo de uma grande empresa financeira. Paulo espera que Joana cumpra o seu papel de esposa e, sobretudo, o apoie nas suas frequentes actividades sociais e profissionais. Mas a disposição e o quotidiano de Joana são profundamente alterados quando Mónica, uma jovem modelo, entra na sua vida, por via de uma consulta de urgência.

Sinopse de Pele: Lisboa, 1972. Olga tem uma vida fácil, no seio de uma família abastada. Para além de uma estudante de sucesso, é linda e desejada por muitos. Mas ela sabe que é diferente: a sua pele não é branca. Olga depara-se com este desconforto progressivo, mas prefere ignorá-lo. Só que quando o seu pai regressa de Angola, após 20 anos passados no estrangeiro, o seu mundo de conforto e fantasia começa a esboroar-se. Olga já não sabe quem é ou de onde vem. Começa então a sua viagem de descoberta de identidade e liberdade.

Sinopse Assalto ao Santa Maria: A 21 de Janeiro de 1961 iniciou-se em La Guaira, nas Caraíbas, a operação «Dulcineia», traduzida na preparação do assalto ao paquete Santa Maria, com 350 tripulantes e mais de 1000 passageiros. Este acto terrorista, sob o comando do militar Henrique Galvão e em que participaram doze portugueses e 4 espanhóis do Directório Revolucionário Ibérico, constituiu um marco histórico e pioneiro na denúncia do regime salazarista. Para Zé, um dos 12 portugueses sob o comando de Henrique Galvão, este acto histórico e revolucionário vai ser também o palco de uma extraordinária história de amor com Ilda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO