quarta-feira, 27 de abril de 2011

7ºs Encontros com a História: Dos nacionalismos às Independências em África

Decorrem, entre 9 e 13 de Maio, entre as 18 e as 20 horas, na sala de conferências do Instituto Camões em Maputo, os 7os Encontros com a História, ciclo de palestras no corrente ano subordinados ao tema “Dos nacionalismos às Independências em África”. Os interessados em assistir e participar ao evento terão de fazer a sua inscrição (gratuita), até 4 de Maio, na Biblioteca ou Galeria do Instituto Camões em Maputo assinalando-se, no entanto, que o limite de inscrições está limitado a 130 pessoas.

Participam na edição do corrente ano os investigadores Augusto Nascimento (Instituto de Investigação Científica Tropical – Portugal), Aurélio Rocha (Universidade Eduardo Mondlane-UEM), Elisabeth Martins (Universidade São Tomás de Moçambique), Gilberto Matusse (UEM), Luís Bernardo Honwana (escritor e investigador em ciências sociais), Paulo Jorge Fernandes (Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa – Portugal), Teresa Cruz e Silva (UEM).

Os nacionalismos constituem-se como uma fonte de vinculação importante para as pessoas, tendo uma clara influência nas análises históricas e políticas, quer em África quer noutras partes do mundo. Todavia, não houve um esquema único e linear de construção dos nacionalismos. Ao invés, cada nacionalismo tem as suas especificidades e dialoga constantemente com as mudanças políticas, económicas, sociais e culturais no Mundo.

Nestes Encontros, uma iniciativa anual do Instituto Camões e da Universidade Eduardo Mondlane, com o apoio das Páginas Amarelas, pretende-se, assim, abordar a pluralidade dos vários nacionalismos, desde os que mais se aproximam dos modelos tradicionais até àqueles que mais incorporaram elementos locais, emergindo das sociedades coloniais ou mesmo a partir da resistência ao colonialismo, entre outros.

A par da comparação histórica com nacionalismos de outras paragens e de épocas passadas, pretende-se igualmente analisar, de forma criticamente ponderada, os percursos dos países africanos neste meio século de independências. Em suma, pretende-se com estas conferências analisar os nacionalismos na sua evolução diversificada e plural ao longo do tempo.

No âmbito destes 7os Encontros está também previsto, no dia 13 de Maio, o lançamento da obra Moçambique: Relações históricas regionais e com países da CPLP, uma edição comemorativa do Centenário da República Portuguesa, que inclui conferências proferidas ao longo dos sete anos desta iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO