segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Estudantes trocam experiência sobre auto emprego



A Empresa Júnior da ISCTEM (EJI), realizou, durante 5 dias, a 3ª Edição da Semana Global do Empreendedorismo, cujo objectivo é debater auto emprego no seio dos estudantes. O evento contou com participação de personalidades de reconhecido mérito na área empresarial e político nacional e internacional.

Por Eduardo Quive

Durante 5 dias, concretamente, de 15 a 19 do corrente mês, vários estudantes do Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique, ISCTEM, estiveram envolvidos numa série de debates promovidos pela Escola Júnior da instituição, sobre o empreendedorismo.
Os debates, enquadram-se nas celebrações da 3ª edição da Semana Global do Empreendedorismo e desta vez, os debates tiveram particular atenção a mulher por ocasião do mês da mulher empreendedora em África, Novembro.
A ministra da Mulher e Acção Social, Yolanda Cintura, presenciou o evento e encorajou o prosseguimento da iniciativa, com vista a estabelecer a igualdade de oportunidades de emprego entre as mulheres.
Cintura, destacou as acções do governo, na perspectiva de estabelecer condições, para este género elevar-se no mundo empresarial a nível nacional.
“Temos vindo a envidar esforços na formação e capacitação da mulher de modo que esta tenha como usufruir das diferentes oportunidades que existem de emprego. Por outro lado, há acções colectivas que o governo tem vindo a empreender, estendendo a rede escolar ao longo dos distritos e sensibilizando os pais que deixem a rapariga estudar, entre outras.”
Enquanto isso, Leopoldo da Costa, reitor da ISCTEM, disse que a criação da Empresa Júnior daquela instituição de ensino superior, parte da conjugação dos diversos desafios que a comunidade estudantil, enfrenta na busca de oportunidades de emprego e de experiências na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.
Para Leopoldo da Costa, em todos existe um potencial inovador adormecido, cabendo a este tipo de iniciativa o despertar e estimular o espírito empreendedor no seio deste grupo social.
“A Empresa Júnior da ISCTEM, pretende fazer perceber aos jovens que o empreendedorismo é uma alavanca para o desenvolvimento do nosso país, força motora do progresso económico e social do país.”
Por sua vez, os parceiros desta iniciativa, como a Embaixada dos Estados Unidos, que se fez representar ao mais alto nível, pela sua embaixadora, Leslie Rowe, a Organização Internacional do Trabalho, OIT e a Delta Trading, reforçam a ideia de que mais mulheres precisam de oportunidades e facilidades para criar o seu próprio negócio e acima de tudo, a juventude deve sonhar mais e acreditar nas suas forças para o crescimento económico do país.
Leslie Rowe, de modo particular, deu exemplos de histórias de mulheres que se deram bem no mundo empresarial, no caso da a apresentadora de televisão e empresária de reconhecido mérito nos solos norte americanos e no mundo, Oprah winfrey, que deu volta por cima da pobreza.
Refira-se que a Semana Global do Empreendedorismo, acontece no mundo inteiro, com cerca de 103 países, com previsão de que aconteçam 40 mil eventos e mais de 10 milhões de participantes.
Para o caso particular de Moçambique, a iniciativa decorreu igualmente nas províncias de Pemba, Nampula e Beira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO