terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cidade de Maputo

ISArC prepara quatro dias de reflexão da cultura nacional

Por Eduardo Quive

O Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) de Maputo promove de 27 a 30 deste mês “O Bienal 2010, Campus” evento que terá lugar na cidade e província de Maputo, com objectivo de congregar o público nacional e de outros cantos do mundo de modo a debater o desenvolvimento da cultura em Moçambique.

O “Campus” pretende promover aquela que é a primeira instituição de artes e cultura no país, as suas actividades e manter o contacto entre os estudantes daquele instituto com outros fazedores da arte e cultura de renome na praça. Possuir um melhor conhecimento dos recursos culturais e artísticos existentes no país, bem como, incentivar as parcerias e intercâmbios nacionais e internacionais entre as diferentes manifestações culturais e artísticas.
O mesmo evento a realizar-se na capital, visa obter subsídios para o Plano director do ISArC e das linhas gerais para a constituição dum conselho nacional das artes e da cultura em Moçambique.
Em conferência de imprensa, o director daquela instituição, Filimone Meigos, disse haver necessidade de se debater a arte nacional porque “ a arte está a desenvolver no país” no entanto “é preciso que se ganhe uma outra consciência, principalmente sobre a actuação dos grupos culturais, pois, as vezes pensa-se que precisa-se dos grupos culturais para as cerimónias com único intuito de fazer dinheiro, mas a cultura não está a venda e talvez com a existência do ISArC, poderá se ganhar a consciência disso”.
A fonte acrescenta ainda que “por outro lado, as pessoas devem ter a capacidade de fazer a crítica literária, os produtores culturais devem interagir com os estudantes, de modo a fazermos sentir a diversidade cultural, a conjugação de todos os saberes, em fim, todos os fazedores da arte devem interagir”.
O evento que contará com a participação de 50 artistas de todo país, vai contemplar uma parte didáctica, na qual se centrará no debate sobre os valores culturais em que serão envolvidas pessoas inteiradas na matéria.
Para dar corpo a esta iniciativa, o Instituto conta com o apoio da Cooperação Espanhola, que desembolsou cerca de 200 mil euros, parte dos quais, será destinada a profissionalização da biblioteca e mediateca da referida instituição, cabendo ao remanescente custear as despesas do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO