terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vila de Moeda, em Cabo Delgado

Falta de investidores preocupa edilidade

Por Eduardo Quive

Por conta disto, o município conseguiu arrecadar dos impostos um milhão de meticais e até Junho deste ano não foi para além dos 800 mil meticais.

O Conselho Municipal da Vila de Moeda, instituído nas últimas eleições autárquicas realizadas em 2008, enfrenta dificuldade financeira, tudo por depender apenas de pequenos impostos cobrados nos mercados locais.
Em termos de arrecadação de valores provenientes de impostos, aquela localidade do norte do país, conseguiu no ano passado, mais de 1 milhão de meticais e até Junho do corrente ano, não foi para além dos 800 mil meticais.
Móbiro Namipa, disse em entrevista ao nosso jornal, que a sua urbe, depende principalmente do apoio dado pelo governo central aos municípios e pelas arrecadações feitas nas pequenas empresas que a ponta gota movimentam a economia naquela vila.
“As nossas arrecadações dependem principalmente dos mercados, pois, a nossa vila, tem poucas empresas, quase que chega a não ter. No ano passado conseguimos mais ou menos 1 milhão de meticais e até Junho deste ano conseguimos 800 mil”.
No entanto, algumas actividades, com vista a fortalecer a sua economia, estão a ser feitas, uma vez que o sector de turismo é uma das potencialidades desta vila.
A construção da ponte da Unidade Nacional, foi outro ganho que este município obteve, pois a movimentação das pessoas permite que cheguem aquela vila e que descubram as potencialidades.
Por outro lado, a o facto da vila de Moeda localizar-se num planalto, dificulta a canalização da água e para além deste, há dificuldades na rede de electricidade.
A estrutura urbana daquele município, segundo disse o seu edil, não é problemática, pois “a nossa vila vem desde 1975 com uma cultura. As nossas aldeias foram construídas de forma organizada, isto é as ruas são abertas e por conta disso há uma boa transitabilidade. O nosso plano urbano tem duas faces, sendo a primeira, chamada zona de expansão e outra que é uma zona que ainda está vazia, contendo cerca de 800 talhões.”
Namipa, falava a margem do IIº Fórum Empresarial do Município da Matola, donde pretendia atrair alguns investidores para a sua vila, que segundo conta, há condições favoráveis para a implantação de empreendimentos de grande vulto, principalmente, pelo facto de ser um lugar onde passam muitas pessoas de diferentes nacionalidades, como as de Tanzânia.
Legenda
Mobiro Namipa presidente de Município de Mueda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO