segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

NPCS COM UM TRUNFO PARA PÔR FIM AO SIDA NA PROVINCIA DE MAPUTO


Fronteiras serão o alvo do projecto “Pintando Fronteiras” lançado pelo Núcleo Provincial de Combate ao Sida, nas celebrações do1 de Dezembro.

A provincia de Maputo ocupa actualmente, o segundo lugar na lista das provincias com maior indice de seroprevalêcia, em todo país, e o grupo alvo são os jovens e jovens, dos quinze aos vinte e quatro anos de idade. Estes dados foram divulgados no Dia Mundial de Luta Conta o HIV/SIDA, assinalado na última terça-feira cujas cerimónias centrais tiveram lugar na Cidade da Matola. O eventou juntou para para além de organizações da sociedade civil, nacionais e internacionais, figuras da arena política do província de Maputo, a destacar a presença do Administrador da Cidade da Matola, Avelino Mutchine, o Edil da Matola, Arão Nhacale e a Governadora da Provincia de Maputo, Telmina Perreira.
Na ocasião, a Coordenadora do Núcleo Provincial de Combate ao Sida, Izabel Zucula, lançou o projecto “Pintando Fronteiras”, que visa combater pandemia do século aprtir das fronteiras e vai entrar em marcha ainda este ano, o projecto vai igualmente permitir que estrangeiros façam o teste antes de trilharem o solo pátrio.
Segundo explicou a fonte, a ideia é cortar o mal pela raíz “ já muito se fez para pôr fim ao HIV na provincia, mas os resultados só mostram o quanto o esforço é insignificante, olhando para os indicadores, pode se ver o quanto ainda temos que trabalhar”. Frisou Izabel Zucula.

Todos somos chamdos a mudar de atitude
O Sida passou a ser nos últimos tempos numa prioridade urgente na sociedade moçambicana, em paraticular para a província de Maputo onde várias acções de metigação e combate à esta pandemia do século tem sido levadas a cabo.
Esta posição Gestor de Projectos no Núcleo Províncial de Combate ao Sida, Delsio Damas, acrescenta que “no país e na nossa província em particular, o HIV/SIDA tornou – se uma emergência, porque este mal já não é apenas um problema das autoridades de saúde ou do Núcleo Provincial de Combate ao Sida mas sim um problema de todos nós”. Sintetizou Damas.
Na óptica do nosso entrevistado “os jovens são o grupo alvo mais vulnerável, esta realidade deve – se a vários riscos a que o jovem é sujeito, como o consumo excessivo do alcool e a prostituíção”. Gestor de Projectos do Núcleo Províncial de Combate ao Sida, disse igualmente que para travar luta com esta doença é preciso que “o Homem combata esta doença pela consciência, temos que mudar de comportamento, é verdade que este processo não é de noite para o dia.” Para fundamentar esta tese, Damas diz as acções desenvolvidas por diferentes organizações, tem um impacto significativo. “Se hoje sabemos que há um número elevado de seroprevalência é em resultado dessas acções levadas a cabo por diferentes organizações, então está se a trabalhar”. Acrescentou.
Por outro lado, Damas aponta para a necessidade de um diálogo mais aberto sobre o Sida como uma solução emergente do problema. “O diálogo é fundamental, não só entre jovens mas entre todas gerações vamos esquecer o passado, onde conversa sobre sexo era um tabú, vamos debater abertamente sobre Sida com as nossas familias, os nossos amigos, com toda sociedade, com toda faixa etária”. Concluiu.
De refirir que para este o lema do dia 01 ao nívela Mundial é “Acesso Universal e Direitos Humanos” e ao nível nacional “Aconselhamento e Testagem em Saúde” e “Olhe para o futuro, Faça o teste de HIV!”, respectivamente.
O manifesto do Núcleo Provincial de Combate ao Sida, surge na sequência do Dia Mundial de Luta Contra o HIV e SIDA assinalda na última terça-feira, cujas cerimónias centrais tiveram lugar em todos os Distritos com epicentro na Cidade da Matola, onde se realizou se dentre várias actividades, uma Feira de Saúde e Aconselhamento e Testagem em Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO