segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Viver de arte ou das próprias mãos



Orlando Luís Bunga, dedica-se à arte de esculpir na província de Gaza. Vindo da praia de Bilene, de onde é natural, imigrou para a capital provincial a procura de maior espaço para expor as suas obras e interagir com os demais artistas que achava que ia encontra. Mas foi o contrário. Nenhum artista se encontrava à vista e assim sendo, desafiou a cidade fazendo as suas obras e vendendo na rua.
Mais tarde segundo contou-nos, conheceu a Casa de Cultura da província de Gaza onde teve a oportunidade de aliar-se tendo a sua obra exposta permanentemente. a dois anos dedica-se inteiramente à arte e procura dela viver. Contudo só consegue sobreviver, pois “há falta de espaço onde o artista deveria estar lá a trocar ideias. Nós aqui na província de Gaza somos mais acanhados, não somos vistos como o futuro de Moçambique. Por mais que tentemos desta ou daquela maneira não temos quem nos apoie.”
O facto de obter algum insucesso nas vendas e até nos apoios, causa algum desânimo não só da sua parte, mas de vários artistas da província segundo o artista Bunga. Aliás, houve j’a da sua parte, tentativas de unir os artistas aventando a hipótese de criarem uma associação local dos artistas.
“Eu e alguns artistas estamos na casa da cultura que é onde as nossas obras são expostas e vendidas. Outros andam por aí e só vem deixar as obras. Muitos deles não são conhecidos porque deixam as obras e vão tentando a vida por aí fora.”
“Quando cheguei em Xai-xai, tentei falar com alguns artistas de modo que nos uníssemos e criássemos uma associação dos artistas. Mas por causa da dificuldade que é maior e porque o número das vendas é reduzida, cada artista tenta a sua maneira porque de facto o que eles querem é o pão de cada dia.”
Entretanto, a pesar de enormes dificuldades que Orlando Bunga disse serem enfrentadas por artistas de Xai-xai, ao mesmo tempo, o escultor reconhece que há, pelo menos, uma tentativa de se ultrapassar alguns problemas, pela Casa da Cultura local. A instituição tem envidado esforços para congregar maior número de artistas possível e ainda, promover-se como um centro onde se podem encontrar as obras de arte. É aliás, graças a isso que Bunga afirma conseguir no mínimo, ter dinheiro diário para sobreviver, contrariamente a o que acontecia na praia de Bilene, de onde vem.
“Em Xai-xai consigo vender algum objecto por dia, não fico sem algum dinheiro para sustentar-me. Vendo por esse lado, tenho fé que um dia as coisas podem melhorar e quem sabe posso sonhar em fazer a vida através da arte.”  
Vende, mas é pouco. Até porque nessas vendas, tem que contar com o desconto que faz aos escassos clientes, na sua maioria da província de Gaza.
“Para marcar o preço o artista avalia o trabalho, o tempo e depois vai marcar o preço. No entanto é por defeito a vontade do comprador de sempre reclamar o que muitas vezes nos obriga a descontar até porque os trabalhos quando não se chega a esse desconto, acaba ficando muito tempo.

Sobre Orlando Bunga

Falar de um artista é mais do que se viajar pelos seus dados biográficos, é acima de tudo dar a conhecer o que ele faz, assim considera Orlando Bunga que faz esculturas, decoração de chinelos e outras obras artesanais que lhe saem não só pelas mãos, mas também pela cabeça, o que o leva a afirmar que “faço aquilo em que quando acordo nesse dia dá-me vontade de fazer porque um artista não pode ser estagnado, um artista é uma pessoa que pensa isto e amanhã tem que pensar outra coisa. Contudo ele tem que ter uma área onde se sente melhor.”
Bunga é exemplo de vários artistas que se pode encontrar por este país cuja luta quotidiana ainda está por ser vencida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO