quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mapiko e Tufo no Festival M´saho




Realiza-se de 24 a 25 de Agosto de 2012, na Vila de Quissico, distrito de Zavala, Província de Inhambane, o Festival M´saho. A presente edição do festival contará com convidados especiais, estando prevista a participação de um grupo de dança Mapiko do Distrito de Muidumbe, Província de Cabo Delgado e outro grupo de dança Tufo do Bairro de Carrupeia, Cidade de Nampula.
A participação destas duas expressões artísticas moçambicanas é uma iniciativa do Ministério da Cultura visando divulgar o património artístico a nível nacional, no quadro de acções em curso de elaboração dos processos de candidatura daquelas expressões culturais mais a dança Xigubo, da província de Maputo, à lista do Património Oral e Imaterial da Humanidade, processos a serem submetidos à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Ainda no âmbito das acções de divulgação, em Outubro de 2011, um grupo de dança xigubo participou no Festival de Mapiko, realizado no Distrito de Muidumbe, na Província de Cabo Delgado.


A mbila é um instrumento idiofone, do tipo xilofone. Em Moçambique temos principalmente dois tipos de xilofone: a Valimba dos Senas do centro de Moçambique e a Mbila (plural: timbila) dos Chopes provenientes dos Chonas carangas (provincia de Inhambane); A difusão da Mbila na área chope deve-se a queda do imperio do grande Zimbabwe ou do Monomonotapa, pois os Chonas Caranga deslocaram-se ao Sul do Rio Save. Em particular foi através do rei Nhatchengo Libarra La Tsati Madidelakule, que por acaso é o antepassado que deu origem a minha familia Tchámbene, que as orquestras de timbila do conhecido tchambene wua makassa forma trazidas o sul do rio save, actual Inhambane, provincia de sul de Moçambique.
Na Mbila as teclas (makokoma) feitas de madeira "Munhendje" ficam assentes numa tabua de madeira sobre a qual se colocam as cabaças de Massala. Em inhambane a mbila é um instrumento sagrado, fabricado em zavala, inharrime, panda e vilakulo.

Pela sua grande valia, a Unesco declarou a Mbila a patrimonio da humanidade.
Desde a independecia de 1975 ha um festival de timbila em agosto em Zavala.
Agora o maior mestre e construtor pioneiro conhecido da timbila é maestro Venacio Mbande

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO