sexta-feira, 6 de julho de 2012

1º ANIVERSÁRIO DA REVISTA LITERATAS

No dia 12 de Julho, a Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona – Literatas, assinala seu primeiro aniversário sob o lema “Um ano informando sobre as letras através das letras
Com vista a comemorar essa efeméride, serão realizadas diversas actividades de índole artístico–literário, entre elas, uma mesa redonda subordinada ao tema “A Imprensa como espaço de debate de ideias e literacias. De onde vem os escritores?” no dia 12 de Julho pelas 17horas no Centro Cultural Brasil - Moçambique.
A referida mesa, visa reflectir sobre o que se denomina “jornalismo literário” referente ao papel da imprensa na promoção do gosto pela leitura, criatividade e o debate intelectual sobre livros e autores. O tema servirá igualmente para analisar o cenário das páginas viradas a cultura e opinião, sobre a afluência ou publicação de artigos por escritores.
Por essa razão constituirão a maioria dos convidados para esse evento, críticos literários, docentes e estudantes de literatura, escritores e jornalistas cujo destaque vai para Nélio Nhamposse, revisor linguístico e escritor (sem livro publicado, mas com crónicas espalhadas pela imprensa, com principal destaque ao jornal O País onde é revisor); Pedro Chissano, antigo coordenador da revista Charrua (revista literária dos anos 80’ cuja importância levou a que se denominasse os escritores desse tempo por Geração Charrua); Lucílio Manjate, escritor, crítico e docente universitário de literatura moçambicana também editor da revista Proler do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa; Manuel Jesus, poeta e jornalista do semanário Sol.
Um debate em que irão se expandir horizontes sobre aquilo que as leads retratam do quotidiano literário nacional, principalmente sobre o seu contributo para a divulgação de escritores emergentes, como acontecia por exemplo, nos tempos das revistas Tempo, Charrua, Lua Nova, Xitende e etc.
Entretanto, porque a revista é enviada electronicamente todas as sextas-feiras e porque muitos são os moçambicanos que não tem acesso à internet, alguns sem conhecimento da existência da revista, estará em exposição as capas das edições que durante 8 dias das 10:00 às 17:00 horas no Centro Cultural Brasil – Moçambique em Maputo.

Contactos:
(+258) 84 57 78 117
(+258) 82 57 03 750

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO