sexta-feira, 23 de setembro de 2011

KINANE-2011: Plataforma de dança contemporânea de volta a Maputo

Na última semana foram feitos dois espectáculos de dança para ilustrar o que será a IV edição do Kinani – Plataforma Internacional de Dança Contemporânea – agendado para Novembro próximo.

O evento, a decorrer de 1 a 6 de Novembro, contará com a participação de companhias emergentes e profissionais nacionais e internacionais, as quais, mais uma vez, vão dar corpo ao espaço de promoção de trabalhos artísticos que valorizam a pesquisa, a experimentação e o intercâmbio entre continentes.

Para apresentação do programa deste ano, foi convidada a coreógrafa espanhola radicada na Suíça, La Ribot, que traz ao palco do CCFM a sua mais recente criação “PARA distinguidas”.

Apresentado na semana passada no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), “PARA distinguidas” é a quarta parte duma série de obras curtas que a coreógrafa chama de “trabalhos distintos” e onde questiona o contexto do espaço do teatro obscurecendo as linhas de fronteira entre solistas, dançarinos, trabalhadores, figurantes e espectadores contando, para isso, com a participação de 20 figurantes locais.

Na mesma semana, foram exibidos espectáculos, criados por dois jovens coreógrafos moçambicanos nomeadamente Horácio Macuácua com a peça “Orobroy, STOP!” e Rosa Mário que apresentou em estreia a coreografia “Ó Magueia”.

Macuácua participou da última edição do Kinani com a peça “Orobroy, STOP!” com a qual ganhou, em 2010, o primeiro prémio no maior concurso de dança contemporânea de África, enquanto Rosa Mário é estreante este ano na categoria de companhia nacional emergente/co-produção.

O Kinani – Plataforma Internacional de Dança Contemporânea – foi criado em 2005 com o objectivo de alargar o cenário da dança contemporânea em Maputo e, desde lá, tem se consagrado como uma das maiores mostras desta disciplina artística a nível internacional.

Refira-se que a dança contemporânea busca uma ruptura com o ballet, deixando de lado os sapatinhos das bailarinas e dando mais importância à transmissão de sentimentos, culturas, ideias, pensamentos, movimento livre do corpo. Igualmente importa mencionar que esta dança é bastante interessante, uma vez que qualquer pessoa pode praticá-la, não tendo qualquer tipo ou estilo de roupa que a caracteriza, deixando a pessoa livre de vestir o que quiser, compor a música e dançar a seu gosto.

A última edição deste evento cultural foi realizado de 2 a 8 de Novembro de 2010, com a participação de 24 companhias de dança de vários países, nomeadamente Moçambique, Portugal, Nigéria, Espanha, Áustria, Congo, Ilhas Reunião, França, Bélgica, Marrocos e África do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO