sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Boane conta com mais um centro de saúde


Por Eduardo Quive

Com a inauguração de uma nova unidade sanitária no povoado de Ambrósio, localidade de Eduardo Mondlane, no distrito de Boane, se reduziu à distância de 14 quilómetros, distancia que as populações percorriam para encontrar uma unidade sanitária.

O Centro de Saúde Josina Machel, está em funcionamento desde a semana passada naquele povoado, e resulta de financiamento dos governos do Japão e Alemanha, num total de USD115 mil, sendo 85 mil provenientes do governo japonês e os restantes do alemão, valores que foram canalizados através duma ONG denominada Futuro Conjunto (FUCON).
A cerimónia de inauguração do referido centro de saúde, foi dirigida pela vice-ministra da Saúde, Nazira Abdula, testemunhado pela governadora da província de Maputo, Maria Elias Jonas, e pelos embaixadores do Japão e da Alemanha, membros do governo distrital e a respectiva população local.
Na ocasião, Nazira Abdula disse que a abertura de um centro de saúde mais próximo da população, reflecte-se no prosseguimento das acções do governo para o combate a pobreza, através do acesso à saúde, principalmente nas populações vulneráveis.
De acordo com a vice-ministra, o sector da saúde tem vindo a registar avanços e melhorias significativas, mas reconhece a insuficiência dos esforços que estão sendo empreendidos, sendo que ainda há muito que fazer no combate às doenças que mais se destacam no País.
“Ainda temos crianças a morrer de Malária, mulheres que morrem grávidas e ainda partos fora do hospital. Temos jovens ainda a serem dizimados pelo HIV. Cabe a toda sociedade os esforços para fazer face a esses males”.
Falando do fraco sucesso das campanhas de vacinação, disse que é importante que se intensifique a educação cívica para a saúde das comunidades. Assim, as pessoas poderão perceber melhor a necessidade da prevenção.
Enquanto isso, a governadora da província de Maputo, Maria Elias Jonas, instou a população à cuidar da infra-estrutura erguida e já em funcionamento, construída com esforços de outros povos, concretamente do Japão e Alemanha, uma vez que, os USD115 mil investidos para o centro de saúde, foram desembolsados pelas embaixadas dos dois países em Moçambique.
A construção do Centro de Saúde Josina Machel, vem totalizar as 84 unidades sanitárias do Sistema Nacional de Saúde existentes na província de Maputo, dos quais três são hospitais, 72 centros de saúde, e nove postos de saúde, sendo que para o ano 2012, prevê-se a entrada em funcionamento do hospital provincial da Matola, Segundo afirmou a governadora.
Aquele centro de saúde irá beneficiar grandemente o povoado de Ambrósio que conta neste momento com uma população de cerca de mil habitantes, bem como ajudará igualmente utentes do distrito de Matutuíne e alguns do distrito de Namaacha.
Em termos de compartimentos, a infra-estrutura ora inaugurada, conta com uma residência para o pessoal da saúde e dois gabinetes de consultas externas e uma sala para funcionar provisoriamente como maternidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO