segunda-feira, 28 de março de 2011

Segundo embaixadora dos EUA:“Homens reconhecem que tem mesmos direitos que as mulheres”

Por Eduardo Quive

Segundo a embaixadora dos Estados Unidos da América, Leslie Rowe, citando o presidente dos EUA, Barack Obama, “os países são mais específicos e prósperos quando são atribuídos às mulheres plenos direitos e oportunidades iguais. Quando esses direitos e oportunidades são negados, os países retrocedem”. A embaixadora teceu estas declarações na aula de sapiência proferida no ISCTEM na última semana, na abertura solene do ano académico daquela instituição de ensino e por ocasião do dia internacional da mulher.

Assinalado a 8 de Março o dia internacional da mulher, mereceu destaque na abertura solene do ano académico do ISCTEM, que contou com uma aula de sapiência proferida pela embaixadora dos Estados Unidos da América, Leslie Rowe.
A embaixadora falou das mulheres excluindo-se dos exemplos que deu a conhecer deste género na liderança, como a moçambicana Maria de Lurdes Mutola, campeã olímpica e Maria Roda, agricultora da província de Nampula.
Leslie Rowe, considera que estas duas mulheres possuem um talento e determinação, trabalhando duramente para alcançar as suas metas, coisa que deu resultados quando olhamos para o presente.
“Pode-se aprender com estas duas histórias que  as normas culturais não são rígidas mas estão constantemente a mudar e a evoluir. As normas relativas ao género na história de Moçambique mudaram o suficiente para oferecer a mulheres oportunidade de alcançarem aquilo que as elas em gerações anteriores nunca tiveram a possibilidade de alcançar”.

Por outro lado, ainda justificando o impacto do empenho da mulher na sociedade, a embaixadora disse na sua dissertação que as “mulheres e as suas contribuições são centrais para uma economia e sociedade saudável e um sistema político viável”.

Mais adiante a palestraste, deu maior realce ao facto de alguns homens moçambicanos estarem a frente da causa de equilíbrio de género, notando-se pela criação do movimento Homens pela Mudança em Moçambique (HOPEM), uma aliança de organizações liderada por homens empenhados no progresso do estatuto das mulheres.

Num outro desenvolvimento, já no que concerne a abertura do ano académico do ISCTEM, o reitor da instituição, Leopoldo da Costa, instou aos estudantes tomarem a dianteira na liderança e na emancipação da mulher, tendo a consciência que o país se desenvolverá de forma sólida se cada um iniciar imediatamente com a imagem do que será amanhã.
“Para avançarmos rumo ao desenvolvimento do país, temos que ter capacidade para resolver problemas de modo a antevermos e evitarmos a crise”, disse da Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO