sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

KPMG apresenta Pesquisa sobre o Sector Bancário em Moçambique

A KPMG Auditores e Consultores e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB)
Apresentaram oficialmente os resultados da “Pesquisa Sobre o Sector Bancário em
Moçambique” referente ao exercício económico de 2009, em Maputo.

Ao levar a cabo mais uma pesquisa, a KPMG, pretende, contribuir para uma maior transparência e confiança no seio dos agentes económicos em Moçambique, e consiste numa pesquisa que, numa base anual, as percepções do sector empresarial em relação a um conjunto de factores-chave no desempenho dos seus negócios em Moçambique.

Esta pesquisa foi apresentada segundo vários critérios como, análise macroeconómica e monetária, análise agregada do sector bancário, ao que se segue a análise competitiva do sector bancário nacional.

Em termos reais da situação bancária no país, 2009, o ano em análise na presente pesquisa, o agregado monetário mais amplo, M3, registou uma subida assinalável de cerca de 33%, fruto do contínuo esforço do Banco de Moçambique de regular a liquidez no sistema financeiro. Este crescimento foi sobretudo devido ao incremento do crédito à economia em cerca de 59%.

A pesquisa diz ainda que a bancarização da economia, uma das metas da Autoridade Monetária, registou avanços com a entrada em funcionamento de mais dois micros bancos e 55 novas agências bancárias, em todo o país, cobrindo uma maior área territorial e um maior número de população servida por serviços financeiros, das 34 agências que existiam em 2008.

Com vista à adopção de práticas que promovam a concorrência, transparência e equidade no sector da banca em Moçambique, o Banco de Moçambique aprovou o Aviso nº 5/GBM/2009, de 10 de Junho, sobre o regime de comissões e outros encargos.

Adicionalmente, a Autoridade Monetária assinou um Memorando de Entendimento com os principais operadores do mercado financeiro, os quais representam cerca de 90% do sector, no intuito da criação de uma Sociedade Interbancária de Serviços, com o objectivo de garantir economias de escala no acesso aos serviços bancários, com reflexo na esperada redução de custos associados, rapidez e segurança nas diversas operações bancárias, através da utilização partilhada da infra-estrutura de pagamentos, segundo dados da KPMG.

O lançamento contou com a presença do governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove e com o presidente da AMB, Hermenegildo Gamito, ambos que consideraram de pertinente a pesquisa e que os seus resultados terão impacto directo da economia nacional e no funcionamento da banca, nos próximos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO