segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

2011 Ano Samora Machel: Governo imortaliza o legado do ex-presidente


Enquanto na capital do país a estátua de Samora Machel está ao cuidado dos pássaros, o Governo vai inaugurar um pouco por todo o país, a começar do distrito de Xai-Xai, província de Gaza, no próximo dia três de Fevereiro, monumentos que exaltam os valores do libertador da pátria e que foi o primeiro presidente de Moçambique.

Por Eduardo Quive

O Governo de Moçambique decretou 2011como sendo o Ano Samora Machel, ordenando a construção de estátuas do primeiro Presidente moçambicano, considerado "Pai da Nação", em todas as províncias do país, para assinalar a passagem do 25.º aniversário da sua morte.

O ano será marcado pela edificação de estátuas em todas as províncias do país, bem como actividades diversas para enaltecer os feitos do primeiro presidente de Moçambique independente.

As estátuas de Samora Moisés Machel foram erguidas em todas as capitais provinciais do país, e poderão ser contempladas a partir do dia 3 de Fevereiro, data em que o país celebra o dia dos heróis moçambicanos.
Até ao momento, as províncias de Inhambane, Nampula e Gaza já têm as obras dos monumentos concluídas, faltando, até este momento, as restantes capitais provinciais.

Com 2.90 metros de base e 1.85 de altura, a primeira estátua será inaugurada, próxima semana, na província de Gaza, quando o Presidente da República, Armando Guebuza, proceder ao lançamento oficial do programa comemorativo do ano Samora Machel.

Segundo o Ministério da Cultura, a cidade de Maputo passará a contar com uma segunda estátua, além da que existe na baixa da cidade, em estado de degradação, apesar de servir ainda de fundo para muitos cidadãos entre estrangeiros e nacionais que aproximam-se a ela para fazer algum postal.

A nossa equipe de reportagem, na visita especial que efectuou ao local para efeitos desta matéria, constatou igualmente que as letras que resumem o historial de Samora naquele monumento estão a cair uma por uma, sendo que neste momento não é possível ler com exactidão o que elas dizem.

Entretanto, aumenta-se o número e não há preocupação nenhuma para se melhorar o aspecto da que já existe, que acabou se tornando um abrigo para doentes mentais e um balneário para os pássaros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO