terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lançanda a VI Edicção do Festival Nacional da Cultura


Na Matola, a cerimónia teve lugar na Machava e com uma fraca aderência do público e dos grupos culturais


Foi lançado em fevereiro, no posto administrativo da Machava, Cidade da Matola, a sexta edicção do festival nacional da cultura, a decorrer a sua fase nacional em Julho próximo na Cidade capital de Manica, Chimoio.
Estima – se que mais de oito sentos mil artistas façam parte deste evento que acontece uma vez em cada dois anos que paçam, na Matola fasce ainda a inscrição dos grupos culturais que vão disputar as fases que dão acesso à fase nacional.
Avelino Mutchine, Administrador da Cidade da Matola, que efetuou a cerimónia do lançameto ao nível da Urbe, disse que o festival abre as portas para o encaminhamento dos grupos emergentes, às portas do sucesso e a sua divulgação no âmbito nacional e provincial “ espero que haja a maior afluência dos grupos e artistas para o evento, pois temos testemunhado nos últimos dias uma dedicação dos grupos da nossa cidade e isto, caminha simultaneamente com os esforços do governo para uma cultura rica e inclusiva”.
Referiu – se Mutchine, que mesmo reconhecendo as dificuldades da divulgação do evento na Matola, que influênciou para uma fraca participação dos artistas e do público no geral no acto do lançamento, está confiante numa presença massiva e garantiu que com os problemas infrentados pelos fazedores da cultura na Matola, pode - se olhar para o festival nacional, como uma oportunidade para colmatar os males que tornam a cultura estática “ o governo vai procurar ouvir as preocupações dos artistas e faze – los chegar ao festival”. Concluiu.
Por sua vez, a directora dos Serviços distritais da Educação Juventude e Tecnologias, Inês Simbine, garantiu que os grupos já estão a tomar conhecimento do evento e acredita, igualmente, que a sua participação será massiva “ uma vez que as inscrições decorrem durante todo o m^es de fevereiro, os grupos ainda estão em altura de fazer parte, do nosso lado também o esforço é maior, pelo que levamos os comunicados para os bairros, portos administrativos e escolas, para a maior divulgação do festival e possibilitar a espansão da informação. os órgãos de comunicação social, também fazem a cobertura e divulgação dos processos antecedentes”. Disse Simbine.
As inscrições decorreram durante todo o m6es de fevereiro e a primeira faze da disputa, vai acontecer em Abril e em maio, a faze provincial, onde vão se conhecer os melhores grupos culturais da província de Maputo, e consequentimente, os representantes desta a nível nacional.
Importa referir, que a cerimónia central do lançamento da VI Edicção do Festival Nacional da Cultura, que em dois mil e oito aconteceu em Xai – Xai, foi presidida, pelo titular da pasta da Cultura, Armando Artur e os custos totais previstos são de vinte milhões de meticais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO