segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

BALANÇO PROVINCIAL



PROGRAMA GERAÇÃO BIZ, NA EDUCAÇÃO AVALIA POSITIVAMENTE 2009



Com cerca de 687 activistas entre alunos e professores, ao nível da Provincia de Maputo, o programa Geração Biz, diz avaliar positivamente o ano Dois Mil e Nove nas suas actividades, concretamente na educação sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens nas escolas.
Gilda Lumbela, Coordenadora do programa GB na Direcção Provincial da Educação e Cultura, disse ao “Arena Juvenil” que este ano houve formação e reposição de mais activistas. A sensibilização dos alunos, é também um dos outros ganhos registados. A divulgação de mensagens sobre prevenção das doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, gravidezes precosses e indesejada, o debate dos mitos e tabús que dificultam a compreesão de diferentes transformações na fase da adolescência, foram um dos assuntos tratados durrante estes anos.
Gilda Lumbela, mesmo reconhecendo os sucessos das actividades deste programa, assume que ainda há muito que se fazer.“É verdade que preenchemos as escolas, cada com trinta e cinco activistas, mas estes, não são capazes de atingir a todos, porque imaginemos uma escola como a Secundária da Matola, com milhares de alunos, somente estes, será que podem responder às preecupações de todos?” Questionou.
“Embora as formas de difusão da informação sobre sexualidade e sexo sejam variadas, isto é, através de filmes, palestras, debates, eventos culturais, precisa-se de mais número, melhoramos o atual cenáro não que seja péssimo, mas trabalhoso”. Concluiu.
No que diz respeito ao estágio das gravidezes nas escolas, os números apontam para 108, segundo as recentes estatísticas, contrariamente aos assustadores de dois mil e oito que indicavam 390, isto, segundo revelou a fonte, é uma resposta vinda das campanhas de prevenção que os activistas vêm fazendo ao longo dos anos.
Refira – se que o Município da Martola é que apresenta maiores números de gravidezes precosses, de alunos com idades inferiores a dezoito e consequentemente, há maiores disistências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO