sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Salif Keita em Maputo: Voz dourada de África vem celebrar a Paz

Três grandes nomes da música africana juntaram-se no mesmo palco para um concerto pela paz, um dia antes da comemoração, a 4 de Outubro, do dia em que as armas calaram-se em Moçambique. Salif Keita, Moreira Chonguiça e Childo Tomás. O espectáculo terá lugar no Centro Cultural Universitário.

Salif Keita nasceu a 25 de Agosto de 1949, é um músico e cantor de Mali. Ele é único, não só devido a sua reputação de A voz dourada de África como também pelo facto de ser albino e um descendente directo do fundador do Império Mali, Sundiata Keita. Esta herança significa que Salif Keita nunca deveria ser um cantor, que é uma função desempenhada por Griots. A sua música é uma mistura de estilos de música tradicional da África Ocidental, Europa e América e no entanto mantendo estilo de música Islâmica. Entre os instrumentos musicais mais utilizados por Salif Keita incluem-se balafons, Djembês, guitarras, koras, órgãos, saxofones, e sintetizadores.
Saxofonista, Etnomusicólogo, Produtor, Compositor, Moreira Chonguiça tem 33 anos de idade e é um famoso jovem músico nascido em Maputo, capital moçambicana. Actualmente está baseado na cidade do Cabo- África do Sul, onde desenvolve sua carreia de compositor, intérprete e produtor.Sua imagem é usada para fins publicitários pelas empresas Vodacom Moçambique, LAM e Laurentina Premium. Moreira é patrono da Escola Nacional de Música. Foi Personalidade Cultural do Ano 2009, em Moçambique.
Childo Tomás fez parte entre 1982 e 1992 da banda Alambique, com a qual fez muitas actuações, com destaque para o Festival da música tradicional africana, na Suécia, em 1988. Actuaram também na Noruega, Finlândia e Dinamarca. Marcaram presença no festival de música tradicional e moderna em Zimbabwe, em 1990. No mesmo ano, participaram no festival de jazz em Angola.
Estas, são as três personalidades que vão cantar pela manutenção da paz no dia 03 de Outubro em Maputo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO