sexta-feira, 30 de agosto de 2013

“AGARRA-ME O SOL POR TRÁS”: MÚSICA, POESIA E O CORPO





Tânia Tomé já é conhecida pelo movimento por si levado a cabo desde 2008, denominado “showesia”. De acordo com a poesia, showesia são as várias artes em intercâmbio simultâneo no mesmo palco tornando a poesia viva.
Esse conceito já é conhecido e através do qual, Tânia Tomé tem se feito presente em vários fóruns. Numa ponte com esse conceito aliamos o primeiro livro da autora, intitulado “Agarra-me o sol por trás” onde encontramos essa mistura que se tornou necessária para a expressão poética da Tânia.
Em “Agarra-me o sol por trás” a poesia converge com as outras artes como a dança, a música tornando o corpo um elemento indispensável. Aliás, o grau erótico dessa poesia, primeiro, é o que leva-nos ao corpo. O corpo como essa forma de dizer palavras, produzir efeitos melódicos e atiçar a sensibilidade. O corpo, esse elemento de expressar o que a alma sente. Tânia Tomé faz-se mulher através dessa expressão ao mesmo tempo que faz-se o país ou o continente: “Minha África suburbana./ Eu sei-me Moçambique,/ cisterna no pecúlio dos deuses. /Um Zambeze inteiro escala a língua/ escorre-me pelas pernas/ ramifica nos canhoeiros,/ laça os peixes inquietos nas sementes/ engolfa-se nos mpipis bêbados nas timbilas(…)” (Meu Moçambique, p.57).
Os afectos e os ritmos dessa poesia levam à celebração no sabor da pátria, seus géneros musicais, batuques, timbilas, apitos e gentes que dançam. Tânia Tomé canta e dança numa linguagem verbal cheia de metáforas para com o corpo. Tudo isso será uma mistura nostálgica, das suas notáveis leituras de poesia de José Craverinha, de quem herdou a utilização dos ritmos tradicionais, desde os nomes e a aproximação à oralidade nos seus textos.
Seja por isso ainda erótica, como a maioria das mensagens das músicas no estilo tradicional, onde o conflito humano é elemento necessário. O título “Agarra-me o sol por trás” submete-nos a uma reflexão para dimensões subjectivas da personificação do sol, aquele que agarra. Portanto, os raios solares, são tratados por Tânia Tomé, como um elemento de afecto, carícia, em fim, o amor. Logo, sugere-nos ainda, o sol como um ponto de êxtase e de prazer. O clímax atinge-se no cruzar do verbo e na poesia musicalizada. As imagens que acompanham os versos, no livro, têm o mesmo sentido das palavras, uma combinação versátil da poesia em foto e em papel.
Já disse o prefaciador da obra, o conhecido escritor brasileiro Floriano Martins que abraçado com António Cabrita, credenciaram essa poesia-música. Floriano reage à essa expressão em jeito de estreia de Tânia Tomé como uma presença que demarca-se das outras no fluir do verso. É um facto que até nos seus mais dois livros, a poetisa prova o percurso que quer tomar na reservada tradição da poesia feita por mulheres em Moçambique.
Talvez seja do factor feminino, a iminência da “terra” nas palavras que fazem o “Agarra-me o sol por trás”. Não se precisa inventar caminhos para chegar que essa poesia é de Moçambique. É como disse também o poeta angolano, José Luís Mendonça ao afirmar “Esse País Chamado Corpo de Mulher”. De resto é só lendo que se pode provar as águas desse rio imparável que se chama poesia.

_______________________________________________________________

Agarra-me o sol por trás * Tânia Tomé * 2008 * 99 páginas * Edição da Autora

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edição 1 - Nós - Artes e Culturas

TV-NUMA PALESTRA COM ESCRITOR BRASILEIRO, RUBERVAM DU NASCIMENTO